Garimpo Crunchyroll: Hozuki no Reitetsu, Everything Flows e Another
Embora o nosso quadro de garimpo proponha apresentar belas obras que passaram longe da atenção do grande público, ele acaba sendo também muito visitado pelo público que conhece a indicação. Eu não vejo nenhum problema nisso, inclusive sempre que vejo qualquer postagem que envolva “Stracraft” e “Borderlands” eu entro imediadamente e compartilho com meus amigos caso a postagem seja de qualidade. E é justamente isso que peço para vocês, otakus, que compartilhem… para que mais e mais pessoas possam se encantar com esse mundo oriental fantástico.
O 2º Garimpo Crunchyroll apresenta 3 obras bem contrastantes entre si. Uma comédia, um terror/suspense e um drama. Todos os 3 possuem apenas uma temporada, sendo 2 com o costumeiros 12/13 episódios de 25 min e 1 contendo apenas 4 episódios de 7 min, este indicado pela rainha do MetaFictions, Larissa Moreno.
Confira também, caso você não tenha visto, nosso 1º Garimpo Crunchyroll e o Garimpo Netflix que aborda um anime.
– Garimpo Crunchyroll: Erased, Eve no Jikan e Orange
– Garimpo Netflix: O Congresso Futurista, Knights of Sidonia e Dredd
– Hozuki no Reitetsu, de 2014, criado por Natsumi Eguchi.
Essa comédia, com um GIGANTESCO humor negro, conta a história de um tipo de supervisor do Grande Rei Enma Dai Oh, um dos juízes do inferno japonês. Apoiando-se na vasta mitologia japonesa de níveis do inferno, temos o desenvolvimento de personagens consagrados na literatura oriental e alguns da literatura ocidental, como o próprio Satanás, que visita o inferno japonês em um dos episódios.
Hoozuki é o competente e severo, no entanto justo, protagonista. Seguimos seu dia-a-dia em seus afazeres no inferno, que lembra muito mais uma empresa do que um local de punição. Funcionários precisam ser alocados em determinadas funções, pessoas que não cumprem seus papéis precisam ser orientadas adequadamente e direitos trabalhistas são cumpridos à risca. Aliás, o inferno japonês respeita muito mais seus funcionários do que o costumo ver em empresas por aí.
Com um tom pesado, mas divertidíssimo, e uma direção de arte fabulosa, Hozuki no Reitetsu mergulha de cabeça na cultura japonesa ao mesmo tempo que ironiza a ocidental, fazendo diversas referências à ordem natural do mundo e a natureza humana.
Uma pequena observação: Hozuki no Reitetsu, oficialmente, possui 2 “o” (Hoozuki), mas nos EUA ele foi lançado com apenas 1 “o” e é somente assim que aparece no Crunchyroll. Por conta do quadro utilizar de obras neste aplicativo, optei por usar a grafia com apenas 1 “o”. Sem “haterismo”, por favor.
– Everything Flows (Kanojo to Kanojo no Neko), de 2016, cirado por Makoto Shinkai.
Contado de maneira poética e delicada, esse anime traz a história de uma menina e seu melhor amigo, Daru, um gatinho preto bem fofinho. Pela perspectiva do felino somos encantados com amor genuíno do tipo que um animal de estimação dá de sobra. Daru é o narrador dos meros 4 episódios de 7 minutos nos quais ele descreve o amor por sua dona, assim como nos faz refletir sobre afeto e apoio incondicional.
A história tocou meu coração por transmitir exatamente como é o laço quando se tem um gatinho por muito tempo; estive no lugar da menina por 12 anos, e considerava também meu gatinho como meu melhor amigo. Através de peculiaridades como as manias que o bichano nos faz ter, rotinas e apego, Everything Flows mostra a beleza na relação com um bichinho. Toca aqueles que não têm gato e contempla os que têm – no meu caso, contou quase que perfeitamente a minha história com o Tabi, o meu gatinho recém-falecido, fazendo rolar boas lágrimas.
Uma adorável olhar sobre amizade, lembrança e sensibilidade.
– Another (Anazâ), de 2012, criado por Yukito Ayatsuji.
Another conta a história de Sakakibara, um adolescente que morava em Tóquio e que se muda para viver com os avós maternos na cidade de Yomiyama enquanto seu pai trabalha na Índia. Sua mãe morreu logo após dar a luz e, curiosamente, ele vai estudar na mesma escola na qual ela estudou e na mesma turma – a famigerada turma 3 do 9º ano.
Há 26 anos, nessa mesma classe, um aluno morreu inesperadamente e eventos sobrenaturais começaram a ocorrer anualmente durante alguns meses. Tais eventos levam a morte alunos ou pessoas relacionadas aos estudantes da turma 3, mas, incrivelmente, táticas sociais são elaboradas para se conviver em harmonia com seja lá o que for que habita/assombra aquela sala. A chegada de Sakakibara e sua relação com a misteriosa Misaki Mei dão início a uma nova onda de mortes e cabe aos estudantes tentar interromper o ciclo.
Another é um bom e badalado anime no gênero de terror e em muitos momentos lembra os clássicos “O Grito” e “O Chamado”, com uma mistura de “Premonição”. O anime tem uma progressão logarítmica, com cada episódio apresentando mais do que todos os outros anteriores juntos. Isso leva a um crescente de urgência e violência, que faz desse anime uma excelente pedida para te deixar tenso.
Leave a Comment