CinePigmeu: Eight
Há algum tempo, indicamos aqui no CinePigmeu o curta-metragem inglês The Ball, indicado ao BAFTA. Dessa vez, voltamos ao tema, bem como ao país. O britânico parece mesmo ter uma sensibilidade encantadora para falar de futebol.
Em Eight, dirigido pelo renomado Stephen Daldry (em cuja filmografia constam os poderosos Billy Elliot, As Horas e O Leitor), temos a história de um garoto fã de futebol, torcedor do Liverpool, aprendendo a lidar com a perda do pai, enquanto se adapta com a nova cidade para onde se mudou.
Uma sinopse simples, tal qual deve ser. Um tema sensível e adorável. E um diretor delicado e talentoso. Para quem não tem apego pela bola, é um curta de Daldry, aquele que é capaz de sensibilizar com suas sutilezas. Para quem ama futebol (como eu), certamente a história de um garoto e sua relação com esse esporte para conseguir amainar a vida e seus conflitos é o suficiente para o deleite pleno. Não à toa, meu cântico romanista entoa “Diga-me quem é que me faz valorizar esta vida tão cheia de problemas e me dá coragem se você não gosta de mim / Obrigado, Roma”. Não à toa, nosso protagonista insiste com a frase de seu time “Você nunca irá andar sozinho”. Ele pode ter perdido seu pai. Ele pode ter deixado sua cidade natal. Mas quem tem futebol nunca está sozinho.
Leave a Comment