Garimpo Netflix: 5 Centímetros por Segundo, The Hunt e Ex Machina

Caros amigos do MetaFictions, não consegui me conter nesse Garimpo Netflix. Trago para vocês somente temáticas e formatos que muito me apetecem. Aliás, são os poucos gêneros que domino com maior aptidão, então nada mais coerente.

Como de costume apresento um anime de um dos mais influentes diretores japoneses da área, um documentário sobre a vida selvagem ESPETACULAR e narrado por um naturalista que é uma lenda e referência quando o assunto é meio natural e, por fim, um longa sci-fi com uma temática em voga ultimamente.

Assista, curta, compartilhe e comente o que você achou.


Cinco Centímetros por Segundo (Byôsoku 5 senchimêtoru), de 2007, dirigido por Makoto Shinkai.

Mestre Hayao Miyazaki é indiscutivelmente uma das mentes mais influentes na animação japonesa com seus belíssimos longas pelo estúdio Studio Ghibli. Inclusive já apareceu aqui em um Garimpo Netflix com o longa Ponyo.

Por mais que esse mito vivo ainda esteja marcando a história do cinema, existem outros nomes de peso na indústria. Somos obrigados a reconhecer o enorme talento de um outro grande diretor, detentor de recordes na animação japonesa, mestre Makoto Shinkai.

Apresento aqui uma de suas obras mais delicadas, Cinco Centímetros por Segundo. Nessa bela e curta animação (só 1h02min!) somos massacrados emocionalmente ao ver que o tempo passa por nós deixando suas marcas e que se apegar às pessoas traz apenas sofrimento.

Com uma preocupação contumaz com os ambientes, a fotografia do longa por si só já vale a experiência. Essa é a marca registrada de Makoto, como você também pode conferir em O Jardim das Palavras, também no mesmo Garimpo Netflix previamente citado, e no seu mais novo longa resenhado pelo MetaFictions, Your Name.

The Hunt, de 2015, narrado por David Attenborough.

David Attenborough é o naturalista mais conhecido do Mundo, narrando, produzindo, dirigindo e escrevendo mais de 40 documentários. Poderia fazer facilmente uns 5 garimpos de alto nível com suas obras, mas nosso editor-chefe não aprecia tanto assim a vida selvagem de nosso planeta.

Mas de tantos documentários excelentes por que eu escolhi o The Hunt? Porque ele consegue condensar, em seus 7 episódios, os principais duelos entre presa e predador nos mais variados ambientes do mundo com dois grandes diferenciais: resolução 4k e enquadramentos que te colocam no meio da ação.

Assista ao 1º episódio, caso realmente você não seja fisgado, de fato mais nada do gênero te interessará.

Ex Machina: Instinto Artificial (Ex Machina), de 2014, dirigido por Alex Garland.

https://www.youtube.com/watch?v=HtBuBJxDlU8

Ex Machina é um longa de orçamento modesto (15 milhões de dólares) para as façanhas que realiza. Indicado ao Oscar 2016 por melhor roteiro original e vencendo na categoria melhor efeitos especiais, a obra traz dois nomes do atual plantel de Star Wars, Domhnall Gleeson (Caleb) e Oscar Isaac (Nathan), e a vencedora do Oscar 2016 como melhor atriz coadjuvante Alicia Vikander (Ava).

Contando uma história que se passa apenas em uma locação – uma mansão/base de pesquisa de uma grande corporação na área da robótica – vemos Caleb aplicando o famoso Teste de Turing em Ava, projeto de inteligência artificial elaborado por Nathan.

Esse teste consiste em avaliar se uma máquina é capaz de exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ao ponto de ser indistinguível do mesmo.

Com a temática em alta nos cinemas americanos, com o recente Blade Runner 2049 (com crítica no site) e a série original da HBO Westworld, temos questionamentos muito pertinentes sobre o que é existência e o direito à vida.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.