Garimpo Netflix
O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.
Na postagem de hoje, apresentamos filmes com propostas muito diferentes. Temos um diretor em ascensão, atores consagradíssimos, longa indicado ao Oscar que ficou às sombras do vencedor em uma categoria muito específica e uma animação completamente ignorada pelo público vencedora de um festival francês.
Diga nos comentários o que achou das indicações e não esqueçam de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro dos nossos quadros e críticas.
– Minha Linda Garota, Mari (Mari Iyagi), de 2002, dirigido por Seong-gang Lee.
https://www.youtube.com/watch?v=8jiPb9-TaFY&t=7s
O vencedor do Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, em 2002, Minha Linda Garota, Mari, é uma produção sul-coreana de grande requinte. Já adianto que ela não é para qualquer um, já que sua narrativa, apesar de tradicional, conta com muitos elementos subjetivos. Esse é um longa que se destaca por sua identidade artística, com uma proposta visual distinta – e que agrada bastante -, conduzida por uma trilha sonora belíssima, capaz de comover até a pessoa mais sem empatia que existe.
Nele acompanhamos Namoo (Byung-Hun Lee), um rapaz que relembra sua infância numa cidade litorânea da Coreia do Sul. Alguns dias antes de se mudar para Seul, ele encontra uma bolinha de gude “especial”, que o faz visitar um mundo fantástico habitado por seres que o marcam profundamente enquanto as suas relações com a família e amigos se transformam. Essa é uma animação um pouco fora da curva, mas, se bem apreciada, você estará olhando para seus pertences de infância 10 minutos após os créditos subirem.
– Kubo e as Cordas Mágicas (Kubo and the Two Strings), de 2016, dirigido por Travis Knight.
Concorrendo ao Oscar 2017 nas categorias efeitos visuais e melhor animação, Kubo e as Cordas Mágicas foi uma das mais agradáveis surpresas em anos. Seu impacto foi tão grande na pessoa que vos escreve, que votei nele em nosso “Top 10 – Filmes da Temporada Oscar 2017” e no “Top 10 – Animações“, além de ter escrito sua crítica. Contudo, mesmo apresentando inúmeras qualidades, ele foi engolido por “Moana“e “Zootopia” – e, diga-se de passagem, os outros dois na disputa, “A Tartaruga Vermelha” e “Minha Vida de Abobrinha“, são excelentes -, que receberam quase a totalidade da atenção do grande público.
Kubo – do mesmo diretor de “Bumblebee” – conta uma história belíssima sobre família, sacrifício e aprendizagem, com um visual estonteante e uma atmosfera sombria. Isso sem mencionar o elenco estelar que dá vida aos carismáticos personagens, como Charlize Theron, Ralph Fiennes, Rooney Mara e Matthew McConaughey Infelizmente revelar muito da sua trama tiraria parte do seu brilho, já que ele é edificado em muitos mistérios. Mas como a NETFLIX está distribuindo essa pérola e dando a oportunidade dele receber seu devido reconhecimento, você pode conferir por si mesmo.
Ah! Não deixe de assistir aos créditos finais, que conta com uma trilha sonora e animação 2D genial.
– Julie & Julia, de 2009, dirigido por Nora Ephron
Caro leitor MetaFictions, o senhor gosta de acompanhar MasterChef? Caso a sua resposta seja positiva, esse filme foi feito para você. Contando com uma das melhores atrizes da história do cinema e a melhor, Julie & Julia conseguiu uma façanha. É um dos poucos longas estrelado por Meryl Streep cuja existência é ignorada por muitos. Nele seguimos por duas linhas temporais. Uma no passado, com Julia Child (Meryl Streep) tentando publicar seu livro de receitas com o qual viria a se consagrar e abriria portas para seu próprio programa de culinária na TV, e outra no presente, com a Julie Powell (Amy Adams), uma jovem em crise profissional que resolve escrever um blog contando como foi fazer em 1 ano todas as receitas do livro de Julia.
É uma longa saboroso (há!) e que se tivesse sido lançado nos dias atuais talvez fizesse mais sucesso, mesmo caso de nosso outro Garimpo NETFLIX Chef. Não recomendo assistir nenhum dos dois com fome.
Leave a Comment