Garimpo NETFLIX #15

O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


O Garimpo NETFLIX dessa semana vai te levar em um passeio por 3 gêneros muito diferentes e que estão aqui representados com maestria. Indicaremos obras com atores consagrados que caíram no esquecimento, outros que ainda estão em ascensão e com diretores de renome. Não esqueça de dar sua opinião e indicar algo do catálogo da NETFLIX que seja desconhecido e valha a pena!


À Beira da Loucura (In the Mouth of Madness), de 1994, dirigido por John Carpenter

No final da década de 1980 e início da de 1990, John Carpenter e Sam Neill estiverem envolvidos nos maiores clássicos do horror e sci-fi, marcando uma geração com filmes que te perturbavam e encantavam. Aqui no MetaFictions já fizemos e citamos seus trabalhos em diversas críticas e Tops, porém, incrivelmente, nunca sequer mencionamos a existência de À Beira da Loucura. O longa se faz na discussão sobre o poder que uma obra tem em quem a consome, tanto na história com John Trent (Sam Neil) procurando um escritor de livros de terror desaparecido e que está chegando perto do prazo final do lançamento do seu mais novo trabalho, quanto de quem está assistindo o filme, mexendo com suas emoções e perspectivas a cada cena. Com uma narrativa de terror que lentamente te leva ao que o seu título localizado no Brasil sugere e com body horror que traumatizou uma geração do mestre John Carpenter, À Beira da Loucura envelheceu relativamente bem nesses 25 anos e ainda se mostra digno de despertar muito cagaço.

Easy, 2 temporadas (2016 – ), criado por Joe Swanberg

https://www.youtube.com/watch?v=bc5tCbBiZ8w

A série antológica Easy é daquelas que sempre está sendo indicada pelo algoritmo da NETFLIX e que você ignora solenemente. Contudo, num daqueles dias em que quis botar minha lista em dia, resolvi dar uma chance à obra e fui tomado de assalto já em seu 1o episódio. Somos apresentados à situações corriqueiras no geral – com exceção de um ou outro episódio – dentro de relacionamentos, invariavelmente na cidade de Chicago. Porém, por ter média de duração na casa dos 30 minutos, cada episódio explora as temáticas aproveitando mais uma situação entre duas pessoas do que entrando no estabelecimento de personagens, caráter, passado e etc., além de nem sempre ter um final fechado propriamente dito. O grande destaque da série reside nas performances de atores relativamente conhecidos e argumentos mundanos que eu e você usamos em nossas discussões. Com a 3a e última temporada marcada para estrear na NETFLIX no início de maio, esse é o momento certo para acompanhá-la.

Snowden: Herói ou Traidor (Snowden), de 2016, dirigido por Oliver Stone

Envolvido em um gigantesco escândalo geopolítico, ético e governamental, Edward Snowden, interpretado muito bem por Joseph Gordon-Levitt, trouxe ao conhecimento do mundo violações seríssimas da nossa privacidade infringida pelo governo do Tio Sam. Em Snowden: Herói ou Traidor, acompanhamos toda a trajetória de nosso protagonista, indo desde a sua entrada na CIA, passando pela sua importância dentro do setor de espionagem e chegando ao vazamento de informações que colocou a sua cabeça a prêmio. Mesmo suscitando a discussão entre privacidade e segurança – o que faz dele um filme importante, necessário e atual -, o longa não teve o desempenho que merecia nas bilheterias. Felizmente ele chegou ao catálogo da NETFLIX e merece a sua apreciação. Só não assista de cueca/calcinha… nunca se sabe quem pode estar olhando.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.