Garimpo Netflix #32
O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.
O garimpo desta semana traz um cardápio variado, uma de nossas tradições aqui no site: um filme americaníssimo, redondinho; um espanhol com um pé na fantasia e um pano de fundo histórico bastante real; e um documentário muito bem produzido e com uma intenção bastante clara: desmascarar um milionário esquema de pirâmide de uma empresa que todos vocês conhecem.
Sem mais delongas, confiram as dicas e deixem suas impressões nos comentários!
– Uma Lição de Amor (I Am Sam), de 2001, dirigido por Jessie Nelson
Esse é um daqueles famosos filmes de ator. Conta a história de Sam (Sean Penn), um adulto com traços fortes de autismo que cria sozinho a menina Lucy (Dakota Fanning). Em determinado momento, o Estado lhe tirará a guarda da criança, denunciando sua incapacidade intelectual de criá-la e ignorando os laços afetivos já consolidados entre os dois. A atuação de Penn como um deficiente mental é tão convincente que os produtores foram ousados ao ponto de colocá-lo para contracenar com dois atores com deficiências reais e Penn não destoa em momento algum deles. É um belíssimo trabalho do ator.
A trilha sonora deste filme é um capítulo à parte: Com vários artistas interpretando músicas dos Beatles, ela traduz muitas vezes o espírito dos personagens e emoldura algumas belas cenas. Por fim, perdoemos as distribuidoras por esse título um tanto piegas em português. O original “I Am Sam“, simples e direto, carrega em si uma contundente afirmação escorada na forte atuação de Penn. Mas isso não é motivo para você deixar esse filme passar. Assista!
– O Labirinto do Fauno (El laberinto del fauno), de 2006, dirigido por Guillermo del Toro
https://www.youtube.com/watch?v=AHgfiFYfPBo
Esse filme é beleza em estado bruto. Passado na Espanha de 1944, ele conta a história da pequena Ofelia (Ivana Baquero) que é obrigada a seguir com a mãe grávida para uma base militar no interior do país onde as espera o cruel capitão Vidal (Sergi López), pai da criança prestes a nascer. Este é um momento bastante delicado na História espanhola, uma vez que, após a guerra civil (1936-39), sobe ao poder o “Generalíssimo” Franco, dando início a uma das ditaduras mais brutais do século passado. E, como bom soldado, a missão do capitão Vidal é esmagar um foco de resistência embrenhado nas montanhas do interior.
O filme costura de forma brilhante dois enredos paralelos e que conversam entre si: a crueza da guerra/resistência armada, motivo de estarem todos naquele cenário desolador; e o encantamento da menina Ofelia com os contos de fadas, que a faz mergulhar em uma missão conferida pelo Fauno do título, uma figura mitológica visível somente aos seus olhos. Ao enveredar por essa missão mágica, a menina escapará da realidade ao mesmo tempo em que irremediavelmente será esmagada por ela.
Vencedor de 3 Oscar, esse filme merece muito ser visto!
– Betting on Zero, de 2017, dirigido por Ted Braun
Este documentário, como todo bom exemplar de seu gênero, tem uma tese muito bem definida e a defende com unhas e dentes: a Herbalife, empresa gigante no ramo nutricional, é na verdade o maior e mais bem sucedido esquema de pirâmide de que se tem notícia. Com esta certeza, e munido de evidências bastante sólidas, o controvertido investidor de Wall Street, Bill Ackman, inicia uma verdadeira cruzada contra a companhia, não sem deixar claro que pretende enriquecer às custas da derrocada da empresa.
Talvez o maior mérito de Betting on Zero resida no fato dele deixar bem claro que não existem mocinhos nessa guerra declarada, mas sim muitas vítimas colaterais: um sem número de imigrantes latinos indocumentados que são lesados pelo sonho do dinheiro fácil e rápido vendido pela empresa. Ao se aprofundar no drama dessas pessoas, o diretor Ted Braun vai ao ponto certo.
Mais um bom documentário disponível na Netflix. Vale conferir!
Leave a Comment