Garimpo Netflix #45
O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.
O Garimpo Netlfix dessa semana chega com duas obras reconhecidas pela crítica e pela Academia, com um total combinado de 11 indicações. Contudo, tirando sua indiscutível qualidade e de retratarem acontecimentos verídicos, suas histórias divergem bastante. Enquanto acompanhamos em uma os percalços e tragédia pessoal na Ásia/Oceania de nosso protagonista, na outra acompanhamos um crise catastrófica de proporções bíblicas que, inclusive, afetou a pessoa que vos escreve e até mesmo você. Finalizando, apresentamos uma série animada feita para quem nasceu nos anos 80 ou início dos 90 e que ama video games.
Sem mais delongas, divirta-se.
– Lion: Uma Jornada para Casa (Lion), de 2016, dirigido por Garth Davis
Lion conta a história de Saroo, um jovem indiano adotado que tenta refazer seu caminho pela Índia quando criança para achar sua família biológica. Parece um enredo batido – e de fato é -, porém, durante essa empreitada, Garth Davis vai pegar seu coração emprestado e vai esfregar no asfalto quente do verão carioca, te conduzindo por duas horas por uma história localizada em um país que é essencialmente um depósito de seres humanos.
Caso você não esteja mais na escola, a Índia provavelmente se resume a uma região em que as pessoas não comem carne de boi, local de nascimento de Mahatma Gandhi e onde você pode bater uma foto maneira com o Taj Mahal ao fundo. No entanto, a Índia é uma das maiores potências militares, econômicas e políticas do mundo. Para ser uma potência desse calibre, uma série de fatores históricos colaboraram – a um preço altíssimo – para que isso ocorresse. Eis que entra o sistema britânico de trens no país, o maior construído em um colônia europeia. É a partir desse emaranhado de linhas que você acompanhará a saga de Saroo.
Confira a crítica dessa obra indicada ao Oscar 2017 em 5 categorias (dentre elas Melhor Filme, Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Cinematografia).
– A Grande Aposta (The Big Short), de 2015, dirigido por Adam McKay
Esse é um filme com um tema denso, que aponta fragilidades de um sistema econômico – defendido por governos e as massas – utilizando uma estrutura narrativa que te soterra com tanta informação específica, exigindo do espectador um mínimo de conhecimento sobre o tema para entender o que está acontecendo. E mesmo que você não entenda, tudo bem. A crise imobiliária de 2008 que assolou os EUA e se espalhou pelo mundo traz consigo efeitos práticos (e empíricos) que você reconhecerá em diversos momentos. Basta que você saiba que foi muito sério e causado pela ganância.
Nossas estrelas hollywoodianas interpretando investidores e analistas financeiros – em uma história verídica – mostram como instituições financeiras e reguladoras contribuíram para uma da maiores tragédias do capitalismo moderno, com cenas de intensos diálogos de visionários que alertaram para um perigo iminente. Com 5 indicações ao Oscar 2016, vencendo na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, e nomeado para Melhor Filme, Direção, Edição e Ator Coadjuvante (Christian Bale), A Grande Aposta é uma aposta segura (ha!) para bons momentos em frente à TV.
– Hi Score Girl (Hai Sukoa Garu), 2 temporadas, de 2018, dirigido por Yoshinobu Yamakawa
https://www.youtube.com/watch?v=YeNgrT-8c4M
Curte anime bem dublado e localizado com os termos e gírias perfeitos de determinada época e cultura? Curte videogames? Tem mais de 25 anos? Se você respondeu sim para pelo menos 2 dessas perguntas, seja bem-vindo à série Hi Score Girl. Aqui você acompanhará duas histórias. A principal – e mais divertida – é a relação de amizade entre Haruo e Oono, duas crianças que se encontram num fliperama nos anos 90 e começam uma relação sem igual. A 2a história conduz a 1a, nos levando pelo desenvolvimento da indústria de games – especialmente os de luta – durante décadas.
Levantando algumas bolas sobre a toxicidade da comunidade gamer, em especial seu machismo, e a importância desse setor da cultura na Japão, Hi Score Girl é um dos animes mais divertidos de assistir no catálogo da Netflix. Só abstraia a animação 3D que peca em alguns momentos de ação. Aproveite e confira a crítica!
Leave a Comment