Garimpo Netflix #49
O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.
Nosso Garimpo #49 chega com mais variedade do que mesa da Natal na casa da avó. Apresentaremos duas séries, uma estrante esse ano e outra que já vai para sua 9a temporada, e temos para os amantes de animação um longa japonês bem conceituado em sua terra natal que chegou ao ocidente sem alarde.
Confira e dê seu pitaco nos comentários!
– O Cristal Encantado: A Era da Resistência (The Dark Crystal: Age of Resistance), de 2019- , criado por Jeffrey Addiss e Will Matthews.
Baseado no longa “O Cristal Encantado”, de 1982, O Cristal Encantado: A Era da Resistência nos apresenta um prequel em formato serial desse clássico oitentista. Aqui acompanhamos o desenrolar da relação entre diversas espécies cientes que dividem um mundo farto que ruma à ruína pelo mal gerenciamento do Cristal Encantado. Vemos o nascimento da luta entre os Gelfling e os Skeksis, em um belo contraste entre a harmonia e o uso irracional tanto de recursos naturais como de poder.
Tecnicamente, essa é uma obra que bebe muito em efeitos práticos, com manequins, fantoches e animatrônicos, mas sem abandonar o que a computação gráfica pode fazer. É nítida a preocupação da Netflix ao investir pesado na produção, que expande um mundo de fantasias que ainda tem muito o que contar nas próximas temporadas.
– Investigação Criminal, de 2012-, 8 temporadas.
Como não lembrar dos Nardonis e da Suzana Richthofen quando se pensa nos ícones dos crimes violentos no Brasil? Isso apenas para citar dois. Poderia continuar num lista longuíssima incrementada a cada ano por diversos perpetradores de crimes brutais e perversos. Contudo, facilitando esse trabalho, em Investigação Criminal – já com a 9a temporada no forno para 2020 – acompanhamos mais de 70 casos dos mais diversos crimes violentos em diversas partes do Brasil, te fazendo relembrar ou se inteirar a partir de entrevistas dos policias sobre o processo investigativo, com imagens de arquivo e da polícia muito chocantes.
Não deixe de conferir as histórias dos nossos infames psicopatas.
– Luzes no Céu: Fireworks (Uchiage hanabi, shita kara miru ka? Yoko kara miru ka?), de 2018, dirigido por Akiyuki Shinbo e Nobuyuki Takeuchi.
Indicado como a melhor animação japonesa de 2018, Fireworks é um exemplo didático da sensibilidade poética embalada com uma competência técnica característicos de produções desse porte na terra do Sol nascente. Embora não possa dizer muito sobre a obra sob pena de estragar as suas surpresas, acompanhamos os planos de Nazuna durante a queima de fogos em um festival religioso numa pacata cidade litorânea japonesa. Com uma ênfase forte em viagem no tempo (o que já é meio que um spolier), vemos um looping temporal que vai cativar seu coração como há muito você não via.
Aproveite e confira nosso Garimpo Netflix #24: Viagem no Tempo dedicado a essa temática.
Leave a Comment