Top 10 - Animes de 2019

Vivemos uma era de ouro para a animação, com plataformas de streaming nos brindando com variedade, quantidade e imediatismo na transmissão. Apresentaremos hoje aqui um top 10 dos melhores animes de 2019 com uma absoluta cagada de regra por minha parte, diferente do nosso Top 10 Filmes de 2019, que foi uma cagada de regra da dezena de colaboradores do site.

Para elaborar esse top, levei em consideração apenas animes disponíveis no Brasil em alguma plataforma – essencialmente Netflix, Crunchyroll e Prime Video -, além, claro, da qualidade técnica, roteiro e o impacto causado na comunidade otaku e, especialmente, em mim.

Infelizmente não pude contemplar tudo o que foi de fato bom esse ano, ou por não estarem entre os 10 melhores ou por não terem estreado no Brasil. Ficam aqui minhas menções honrosas para “Dr. Stone”, “My Roommate Is a Cat”, “My Hero Academia”, “Fire Force”, “Kaguya-sama: Love Is War” e “No Guns Life”. Todos excelentes e que merecem ser vistos.

Não esqueça de dizer o que faltou nos comentários. Sem mais delongas, vamos lá.

10º – The Rising of the Shield Hero (Tate no Yuusha no Nariagari) – 1a Temporada, estúdio Kinema Citrus – Disponível no Crunchyroll

Mais um isekai sendo lançado nesse mercado que já mostra sinais de cansaço desse subgênero. Contudo, diferente daquele protagonista fodão como em “Overlord” ou “How Not to Summon a Demon Lord”, temos aqui um personagem que muitos fãs do gênero esperavam. O Herói do Escudo, como fica conhecido nosso protagonista, encorpora diversos elementos de iniciantes em jogos RPG que muito me interessaram, como por exemplo não saber direito atalhos que todo jogo desse tipo tem, além de estar preso a uma classe que nunca é a mais indicada, necessitando de recursos e experiência que não possui.

The Rising of the Shield Hero apresenta uma dinâmica muito interessante também, com os personagens precisando upar seu nível para enfrentar ondas de inimigos que chegam com frequência regular e ameaçam destruir o mundo onde eles se encontram (familiar, não?). Esse é um anime que vai aumentando seu escopo gradativamente, apresentando um mundo rico e que aponta para algo grandioso.


9º – Vinland Saga – 1a Temporada, estúdio Wit Studio – Disponível no Prime Video

Quando pensamos em animes, nossa imaginação nos leva para alguns lugares. Dentre eles, existem os mundos de fantasia, o espaço, futuros alternativos, e, o mais óbvio de todos, o próprio Japão em diversas épocas diferentes. Quando pensamos em alguma obra histórica dentro dos animes, acabamos por voltar à época dos samurais, final da era Tokugawa e início da Meiji. Mas eis que Vinland Saga nos leva para a invasão nórdica ao Reino Unido durante o século XII. Exatamente isso que você leu.

O estúdio Wit (também responsável por “Attack on Titan”) criou uma ambientação tão envolvente que você esquece que dinamarqueses e ingleses estão falando japonês. São cenas belíssimas contemplando o frio do inverno no norte do planeta, batalhas sangrentas e brutais e um jogo pelo poder que tornam Vinland um deleite para os sentidos.

8º – Forest of Piano (Piano no Mori) – 2a Temporada, estúdio Gaina – Disponível na Netflix

https://www.youtube.com/watch?v=6psR4PUPv6k

Faço aqui aquele pedido para você dar uma chance ao belo Forest of Piano, uma vez que ele não é um anime badalado como os demais nesse top. Tecnicamente ele é o mais fraco e atende a um nicho muito específico. Porém, uma vez que ele te acerta, fica impossível não se deixar levar pelas várias leituras da obra de Chopin.

Esse anime é uma ode ao poder da música como um todo, encorporada na relação de amizade entre dois amigos e o amor deles pela música clássica. Dentre os 10 animes nesse top, esse foi o que mais me arrancou lágrimas e espero que faça o mesmo por você.


7º – Kengan Ashura – 1a Temporada, estúdio Larx Entertainment – Disponível na Netflix

Eu não gosto de animes com roteiro fraco, que focam somente em lutas e animação 3d merda, e tenho evitado dublagem nacional. Dito isso, meu amigo, Kengan Ashura (críticas Parte 1 e Parte 2) apresenta tudo o que eu não suporto e ainda assim consegue ser uma boa obra por uma única característica: são os socos e chutes mais bem dados que vi na última década.

Caso você curta artes marciais saibas, que está diante de uma obra que leva a sério (na medida do possível) a filosofia, história e técnica de cada estilo apresentado. Dentre todos os animes dessa lista, esse é o de pior animação, mas tem uma dublagem e uma apresentação de personagens tão bem feita que fica difícil adivinhar o resultado de cada luta, valendo cada segundo investido.

6º – Babylon – 1a Temporada, estúdio Revoroot – Disponível no Prime Video

Começo essa indicação com uma ressalva. Caso você seja muito suscetível à temáticas sensíveis que abordam tabus na sociedade, pule para o próximo anime. Babylon é uma obra que te pega pela mão e faz sua cabeça girar. Começamos com uma investigação de fraude sanitária para cairmos num debate filosófico, ético, moral e religioso sobre o suicídio.

Mesmo apresentando uma narrativa tensa e firme, que te faz ficar grudado na tela enquanto acompanhamos uma caçada à uma suposta criminosa que manipula pessoas como ninguém, esse não é um anime para todos, sendo o mais impactante e sóbrio dos 10 apresentados aqui.


5º – Dororo – 1a Temporada, estúdios Tezuka Productions e MAPPA – Disponível no Prime Video

Como não se emocionar com a história do nosso sofrido e magnético Hyakkimaru e seu fiel amigo Dororo? Estamos na era Tokugawa, onde senhores da terra gozam de grande prestígio, mas lutam para preservar seu território de vizinhos expansionistas. Eis que um desses senhores feudais faz um pacto com demônios em troca de prosperidade, dando seu filho ainda na barriga da mãe como oferenda. Algo dá errado e começa uma saga de dor, mágoa, angústia e melancolia.

Com cenas belíssimas de luta, violência real e desmedida e a fotografia mais encantadora da 2019, Dororo é uma grata surpresa.

4º – Attack on Titan (Shingeki no Kyojin) – 3a Temporada, estúdio Wit Studio – Disponível no Crunchyroll

O que há de se falar a mais sobre Attack on Titan? Essa é uma obra consagrada que chegou ao término da sua 3a temporada em 2019 com alguns grandes diferenciais em relação às outras duas. A 1a, e mais óbvia, foram as respostas a muitos mistérios que cercavam a franquia. Embora não possa discorrer sobre elas, saiba que são resposta sólidas e que preparam o cenário para a derradeira temporada.

Além disso, tivemos as melhores cenas de luta contra titãs e entre os humanos, com animações de tirar o fôlego, criando momentos de tensão que me deixaram na ponta dos pés segurando a respiração. É Attack on Titan, irmão… cai dentro.


3º – Demon Slayer (Kimetsu no Yaiba) – 1a Temporada, estúdio Ufotable – Disponível no Crunchyroll

https://www.youtube.com/watch?v=A7sjO7KQ8EM

Demon Slayer chegou quieto ao mundo otaku e o tomou de assalto completamente. Com uma abertura magnífica (confira esse vídeo), personagens carismáticos com os quaisl nos importamos muito, apresentação de um lore rico e expansivo, cenas de luta empolgantes com o melhor uso de animação 3D até a data e uma ambientação tenebrosa e envolvente, Demon Slayer apresenta uma história de amor incondicional entre irmãos em um Japão acometido por forças sobrenaturais malignas. Ele tem todas as características para ser um próximo Naruto/Dragon Ball da vida e precisa ser apreciado de tal forma.

2º – Mob Psycho 100 II – 2a Temporada, estúdio Bones – Disponível no Crunchyroll

Meu peito dói ao colocar meu anime favorito da década em 2o lugar em 2019. Chegando em sua 2ª temporada, Mob Psycho 100 é um primor técnico em todas as suas vertentes. Eu já falei muito dele nesse especial e recomendo a sua leitura, porém, nessa 2a entrada, Mob Psycho eleva a sua narrativa a níveis que beiram a perfeição. Continuamos seguindo Mob em sua vida (nada) normal enquanto ele enfrenta outra organização criminosa e rompe/fortalece laços com pessoas muito importantes em sua vida.

Mesmo que você não seja envolvido pela história de nosso protagonista e os excelentes personagens que o orbitam, a animação por si só vale cada segundo. Por não ser um anime shounen, há muita liberdade criativa nas animações dos combates, sendo disparado a obra mais dinâmica e inventiva em conceitos visuais da última década, quiçá do milênio.


1º – The Promised Neverland (Yakusoku no Neverland) – 1a Temporada, estúdio CloverWorks – Disponível no Crunchyroll

Junto com “Mob Psycho 100”, The Promised Neverland figura no meus animes favoritos da década. Na crítica (com spoiler do 1o episódio), discorri bastante sobre os motivos que me fizeram ovacionar essa obra. Contudo, se é que posso reduzir tudo o que há de bom em apenas poucas linhas, diria que é a única obra animada japonesa que conseguiu criar um clima de suspense e terror de fato.

Considerando onde o anime termina – fechando belamente um arco – estamos a testemunhar o próximo grande fenômeno cultural oriental a nível de “Death Note”, mas com o diferencial da qualidade técnica e direção bem acima da média que falta em grandes clássicos. Em suma, se você for escolher um anime dessa lista para assistir, que seja esse (e o Mob, please!)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.