Garimpo Netflix #57: Oscar 2020
O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.
É chegado mais um final de semana de Oscar e o brasileiro começa a colocar mais um item no seu currículo junto ao de professor, advogado, médico e juiz de futebol, o de crítico de cinema. Aproveitando essa onda, apresentaremos aqui em nosso Garimpo Netflix 3 longas vencedores de algum Oscar em 2009, 2015 e 2017.
Para facilitar sua vida de crítico da 7a arte, separamos abaixo alguns links interessantes. O 1o grupo são as obras originais produzidas pela Netflix e indicadas ao Oscar 2020 com crítica no site e o 2o grupo são as obras vencedoras ou indicadas ao Oscar que já indicamos em nosso costumeiro Garimpo que antecede a premiação.
História de um Casamento (Marriage Story)
Perdi Meu Corpo (J’ai Perdu mon Corps)
Dois Papas (The Two Popes)
A Vida em Mim (Life Overtakes Me)
O Irlandês (The Irishman)
Democracia em Vertigem
Garimpo Netflix: Indicados ao Oscar
Garimpo Netflix: Vencedores do Oscar
Garimpo Netflix #8: Oscar 2019
Não esqueça de conferir nosso Top 10 Melhores Filmes de 2019 que conta com vários do filmes indicados ao Oscar 2020.
– Quem Quer Ser um Milionário? (Slumdog Millionaire), de 2008, dirigido por Paul Danny Boyle e Loveleen Tandan
Indicado à 10 Oscars em 2009 e vencendo 8, incluindo filme do ano e direção, Quem Quer Ser um Milionário? se sobressaiu naquele que talvez tenha sido o melhor Oscar do novo milênio, com longas fortes, políticos e poéticos protagonizados por grandes estrelas hollywoodianas.
Nele acompanhamos Jamal – personagem que catapultou a carreira do ótimo Dev Patel – em uma versão indiana do programa manjado que estamos acostumados ver adaptado para o Brasil como Show do Milhão. Com uma narrativa interessante, vemos cada pergunta respondida por ele acompanhada por uma história de seu passado numa Índia pobre e que começava a despontar como a próxima China dentro do mundo Global.
– A Teoria de Tudo (The Theory of Everything), de 2014, dirigido por James Marsh
Indicado à 5 Oscars em 2015, incluindo a melhor filme do ano, e dando o prêmio a Eddie Redmayne como melhor ator, A Teroia de Tudo traz para as telonas a vida do icônico físico Stephen Hawking. Seguindo mais pela sua vida pessoal e sua luta contra a esclerose lateral amiotrófica do que a profissional, vemos Stephen em sua relação com a adorável Jane, interpretada pela também indicada Felicity Jones, por longos anos.
A Teoria de Tudo é um filme poderoso sobre a paixão de um homem pela vida e as pessoas que a cercam, em especial, pela família. Vale cada minuto do seu tempo.
– Até o Último Homem (Hacksaw Ridge), de 2016, dirigido por Mel Gibson
Vencendo 2 Oscars em 2017 das 6 indicações, sendo uma delas melhor filme do ano, Até o Último Homem conta a história do religioso e pacato Desmond Doss, interpretado pelo indicado Andrew Garfield. Voluntariando-se para lutar na 2a Guerra Mundial, o recruta Doss se recusa a segurar uma arma, iniciando uma guerra particular contra a máquina estatal para conseguir servir o seu país no velho continente.
Com uma belíssima direção (com indicação à Mel Gibson) e fotografia, Até o Último Homem é uma das melhores produções recentes do catálogo da Netflix.
Confira a crítica na íntegra.
Leave a Comment