Garimpo Netflix #83

O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


Eu juro que evito esse vocábulo, tão vulgarizado e levianamente usado por aí, mas hoje não vou me conter. O Garimpo dessa semana está verdadeiramente “eclético”. Afinal, o que dizer de uma indicação que mistura um Tim Burton em estado puro, um documentário sobre uma lenda da F1 e um filme denso de subúrbio americano?

Aproveite essas ótimas opções do catálogo Netflix e nos digam o que acharam!


– A Noiva Cadáver (Corpse Bride) de 2005, dirigido por Tim Burton

Quinze anos depois de seu lançamento, A Noiva Cadáver continua sendo um filme extremamente atraente tanto do ponto de vista técnico quanto por sua história singela e divertida, agradando em cheio adultos e pequenos.

O filme é centrado em Victor (voz de Johnny Depp no original), um jovem desajeitado e que está prestes a ter um casamento arranjado por seus pais que aspiram a um status mais elevado na vida. Ele irá se casar com Victoria (voz de Emily Watson), vinda de uma família com grande status, porém em bancarrota. A sensação ao assistir A Noiva Cadáver é de que estamos viajando sem limites ou amarras pela mente peculiarmente inventiva de Tim Burton. Ao se aventurar pela primeira vez em um longa de animação, o diretor aqui parece mais livre do que nunca pra viajar e nos deliciar com seus personagens e cenários tão desajustados quanto apaixonantes.

Assista!

– Senna, de 2010, dirigido por Asif Kapadia

Antes de tudo, é preciso dizer que é um pouco frustrante saber que precisamos esperar um estrangeiro produzir um documentário à altura daquele que é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores nomes do esporte brasileiro em todos os tempos. No entanto, o diretor Asif Kapadia (que anos depois dirigiria o também excepcional “Amy”) consegue captar de forma pungente tanto o mito quanto o homem Ayrton Senna.

Poderia escrever um livro sobre a minha relação de idolatria com este ser humano que, no auge dos meus 10 anos de vida se equiparava a um Deus de carne e osso no meu ideário infantil, numa época em que eu ainda acreditava em seres imaginários. Senna, no entanto, era real, e no Brasil das décadas de 1980 e 90 ele representava uma válvula de escape coletiva, uma arquétipo mítico de um verdadeiro Salvador. E que, como em toda mitologia,  tem sua história ímpar terminada em tragédia.

O documentário acerta em demonstrar que Senna era enxergado com um super-homem muito além de nossas fronteiras e ainda se utiliza das inconfundíveis narrações de Galvão Bueno para desfilar seus feitos nas pistas. Um filme que obviamente não consegue abarcar todos os aspectos da vida de Senna, mas que entrega um resultado pra lá de satisfatório. Vale muito ser visto!

Não deixem de conferir também o tocante Assista! Especial: Senna e a lista de Filmes Emblemáticos Sobre Automobilismo.

– Pecados Íntimos (Little Children), de 2006, dirigido por Todd Field

Essa excelente adaptação cinematográfica de Todd Field do romance homônimo de Tom Perrotta (co-roteirista aqui), segue várias histórias que se cruzam relacionadas com pais e filhos – e pais que se comportam como crianças. Conta a história de Brad (Patrick Wilson), um pai que fica em casa estudando para sua terceira tentativa no exame da ordem, cuja esposa (Jennifer Connelly) está focada no filho do casal. Um dia, Brad conhece Sarah (Kate Winslet), que se sente igualmente frustrada, triste e abandonada por seu esposo, viciado em pornografia na Internet. Brad e Sarah entram em um caso ardente que proporciona uma visão romântica de si mesmos como desejados e desejáveis.

Apesar do título original (Little Children), este filme é um estudo rigoroso do comportamento adulto, os sentimentos de vazio, inveja e ansiedade que acompanham a realização material e doméstica da comezinha vida burguesa. Um bom exemplar desse diretor que, anos antes, já havia nos apresentado outra obra igualmente densa (“Entre Quatro Paredes”). Vale muito sua atenção!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.