Garimpo Amazon Prime Video #18: Amazon Originals
O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.
É fato que nós do site, assim como vocês de casa, temos mergulhado mais nos lançamentos da Netflix e seus títulos originais. Mas é fato, também, que deixarmos de lado as obras disponíveis na Amazon, inclusive suas originais, se torna um grande prejuízos para o amante de Cinema. Não por acaso, algumas produções dessa plataforma levaram estatuetas douradas domingo passado.
Sendo assim, apresento-vos aqui três filmes originais Amazon, cada qual com seu gênero, estilo e narrativas próprias, mas todos tendo em comum a excelência.
– O Relatório (The Report), de 2019, dirigido por Scott Z. Burns
Mergulhando no hostil ambiente político pós-11 de setembro, o filme O Relatório nos coloca no centro do caos político interno americano. Daniel Jones (Adam Driver) é membro da equipe de uma senadora designado para fuçar efetivamente documentos da CIA sobre o modo como lidavam com suspeitos de terrorismo no Programa de Detenção e Interrogatório.
Nenhuma novidade para nós, mas – aparentemente – muita novidade para eles, Dan Jones descobre toda sorte de desumanidade cometida pelos agentes americanos a suspeitos ou fontes ligadas diretamente ao mundo árabe. A velha ética e sobrevivência integram o centro desse debate sincero e sério polarizando a ideia de humanidade em momentos delicados da História humana.
Um filme verborrágico, cheio de força e denúncias.
– Fúria Incontrolável (Unhinged), de 2020, dirigido por Derrick Borte
Há um clássico do Cinema chamado “Um Dia de Fúria”, no qual um homem comum se revolta contra tudo no seu dia a dia e resolve promover a destruição de tudo o que acha inconveniente a cada cidadão. Menos nobre do que isso está um outro homem, este interpretado por Russell Crowe em Fúria Incontrolável. Aqui, ele está na corda bamba do descontrole total quando, após um ato intempestivo de vingança, um acontecimento simplório o faz chutar o balde para toda e qualquer coisa. Achando-se ofendido por uma buzinada mais hostil no trânsito, o homem gordo resolve passar o dia perseguindo uma mãe solteira e sua família, fazendo-a conhecer o inferno em Terra.
Mas não é pela buzinada. Não é pelo ato de vingança anterior. A narrativa de Derrick Borte adentra os caminhos obscuros aos quais somos levados diariamente para assumir uma situação que chega ao ponto sem retorno. Tanto para a mãe solteira, quanto para o homem furioso, a vida é uma bomba-relógio prestes a explodir. E este thriller sufocante saboreia cada momento de tensão desse jogo de gato e rato.
O homem de Russell Crowe resolveu explodir a bomba antes que ela o implodisse.
– O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (The Map of Tiny Perfect Things), de 2021, dirigido por Ian Samuels
Há um clássico do Cinema chamado “Feitiço do Tempo”, no qual Bill Murray está preso no mesmo dia eternamente. Até que ele descobre que precisa se tornar uma pessoa melhor do que é para seguir em frente. Aqui, porém, dois jovens estão presos ao mesmo dia, mas são pessoas boas e a própria alusão interna ao filme de Murray mostra que a lógica narrativa não é a mesma. Mark (Kyle Allen) e Margaret (Kathryn Newton) se conhecem em meio a este loop que, depois de muita diversão, aparece como tédio absoluto. E – é óbvio! – isso tudo muda quando ele passa a nutrir um sincero sentimento pela guria.
Juntos, tentam decifrar seus próprios sentimentos e seu lugar no mundo, enquanto desvendam o que pode ser feito para que consigam atravessar esse dia e deixá-lo no passado.
Uma história simples e muito bonita sobre seguir em frente e se descobrir.
Leave a Comment