Garimpo Netflix #99: Oscar 2021

O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


Dia 25/04 é o Oscar e a gente aqui no MetaFictions quer surfar nessa onda e ao mesmo tempo prestar nosso serviço de utilidade pública. Com as salas de cinemas fechadas por mais de 1 ano, não é surpresa alguma que as plataformas de streaming dominaram as indicações com suas produções originais. Além das óbvias obras que você certamente já assistiu, estamos aqui humildemente apresentando para sua apreciação 4 indicações de obras na Netflix.

Aproveite e confira as indicações dos Oscars dos anos passados linkados abaixo.

Top 10 – Melhores Filmes de 2020
Garimpo Netflix #57: Oscar 2020
Garimpo Netflix #8: Oscar 2019
Garimpo Netfix: Vencedores do Oscar
Garimpo Netflix: Indicados ao Oscar


O Tigre Branco (The White Tiger), de 2021, dirigido por Ramin Bahrani

Lançado sem muito alarde aqui no começo do ano, nosso editor-chefe decretou em sua resenha (cuja íntegra está linkada abaixo e acima): “Já é, e falo aqui com tranquilidade, um dos melhores filmes do ano.” Passados alguns meses, ele segue firme em sua opinião e vai além ao dizer que é até o momento o melhor filme lançado nesse ano que ele viu. Não sei se concordo totalmente com isso, mas faço coro ao dizer que O Tigre Branco é, sim, um dos melhores filmes do ano e um dos melhores originais Netflix já feitos, concorrendo por merecimento ao prêmio de melhor roteiro adaptado e talvez merecedor de estar concorrendo em alguns outros, em especial o de ator ao seu protagonista, o assombroso Adarsh Gourav.

Aqui acompanhamos a história de Balram, um sujeito de casta baixa na Índia que passa o filme todo numa tomação de cu sem fim, sempre com um sorriso no rosto, até que lá pela metade acontece uma coisa e temos um filme e um protagonista completamente diferentes até o final.  Trata-se de uma produção espetacular, que toca nos pilares da condição humana enquanto ser social, uma obra obrigatória para todos que querem melhor entender o mundo.

Clique aqui para ler a crítica na íntegra.

– Crip Camp: Revolução pela Inclusão (Crip Camp), de 2020, dirigido por James Lebrecht e Nicole Newnham

Concorrendo a Melhor Documentário no Oscar 2021, Crip Camp conta a história de um acampamento de férias – badalados em filmes americanos – para pessoas com deficiências físicas e cognitivas, o Acampamento Janed. Em uma bela narrativa, com inúmeras filmagens de arquivo e entrevistas, vemos o impacto dessa experiência coletiva na (re)significação de um auto-reconhecimento com os ex-participantes do acampamento tendo suas vidas modificadas profundamente. Essa experiência é tão poderosa que, anos mais tarde, toda aquela maconha fumada, músicas cantadas e pegação consolidam um pensamento que formam militantes que vieram a mudar a legislação dos EUA.

Não deixe de assistir um dos mais fortes candidatos ao Oscar nessa categoria.

– Shaun, o Carneiro: O Filme – A Fazenda Contra-Ataca (A Shaun the Sheep Movie: Farmageddon), de 2019, dirigido por Will Becher e Richard Phelan

Shaun, o Carneiro, é uma franquia bem estabelecida de animação infanto-juvenil, com inúmeros longas e temporadas lançadas. Nessa entrada, que concorre na Categoria de Melhor Animação, temos um “Davi” competindo contra diversos “Golias”. Aqui acompanhamos a agradabilíssima jornada de Shaun, que ajuda um visitante de outro planeta a voltar pra casa. Com uma grande qualidade técnica, temos um longa ao estilo “Wall-E”. Nenhum personagem fala, restando às expressões corporais e do rosto transmitirem os sentimentos, além, claro, do roteiro bem criativo que trabalha com elementos clássicos envolvendo OVNIs e cidades pequenas do interior dos EUA.

– Dois Estranhos (Two Distant Strangers), de 2020, dirigido por Travon Free e Martin Desmond Roe

Eis um curta que envolve ficção científica da forma que eu mais aprecio: usada para discutir temas sociais. Aqui acompanhamos um artista tentando voltar para sua casa para alimentar seu cachorro enquanto um policial fica em seu caminho. Preso em um loop temporal, nossos protagonistas exploram todas as possibilidades, desde as mais radicais até as mais empáticas. Sem querer spoilar as surpresas que te aguardam, não deixe de conferir esses 30 minutos de discursos sobre o racismo em um momento em que essa temática está mais em voga do que nunca.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.