Oscar MetaFictions 2021
Com o Oscar batendo na porta, o MetaFictions se reuniu para discutir para quem nós daríamos o voto para levar a tão cobiçada estatueta dourada. Foram 56 obras indicadas em um ano muito atípico, onde a maior parte da produção cinematográfica foi distribuída e produzida por plataformas de streaming. Não é a toa que a Netflix reinou absoluta nas indicações desse ano, tendo 19 filmes em seu catálogo contemplados com indicações (na sua maioria esmagadora produções originais) e você pode conferir em nosso Garimpo Netflix #99: Oscar 2021 4 dessas obras.
Muitos dos indicados, inclusive, sequer tiveram uma distribuição decente em território nacional, o que talvez esvazie ainda mais a audiência do evento em terras tupiniquins. Grandes favoritos como “Minari” e “Nomadland” só foram lançados nos cinemas agora no dia 22 e isso no meio de uma pandemia em que pouquíssima gente está indo às salas. E essa é uma situação que se repete no planeta inteiro, o que, aliado aos fatos de não termos tido nenhum grande filme badaladíssimo esse ano e dos estúdios terem atrasado vários grandes lançamentos, torna esse um Oscar histórico, com indicações que talvez não existissem caso a COVID-19 não estivesse por aí arregaçando todo o mundo.
Fato é que todos os críticos do MetaFictions estão fora do país e foram capazes de assistir a todos os indicados de forma legal (eu juro!), o que nos permite cagar a nossa regra anual com a propriedade e o carinho de sempre.
Sem mais delongas, confiram abaixo o resultado da nossa votação sobre quem, na opinião de cada um dos colaboradores do site, deveria levar o prêmio nas principais categorias. A corneta é livre e a gente adora!
Melhor Montagem
A edição é um dos três processos indissociáveis do fazer Cinema (a saber, roteiro e direção sendo os outros dois). Desde os russos, quando o cinema passou a ser contado através do corte, pela justaposição de planos de imagem, a edição (ou montagem) mostra a sua importância. Muito da magia dessa arte acontece aqui.
Melhor Cinematografia
Para contar nossas histórias, necessitamos escrever com a luz. As cores, a iluminação, a atmosfera toda criada pela cinematografia é mais um dos igualmente importantes processos do Cinema. Devemos à cinematografia o falar das imagens, a poesia daquilo que vemos, a sensação do que contemplamos.
Melhor Animação
Não nos importa como um filme é feito ou que recursos são utilizados. Não nos importa se as estrelas são de carne e osso, desenhadas ou renderizadas. O que nos importa sempre é ver e sentir um filme. Para aqueles que nos emocionam por meio da animação do que quer que seja.
Melhor Filme Estrangeiro
Não raro os melhores filmes estrangeiros são os melhores filmes. Ponto. Mas a gente sabe que a festa é do cinema americano para os americanos. Sendo assim, os melhores filmes de língua não inglesa são relacionados à parte. E, quase sempre, guardam seu lugar na antologia do cinema.
Melhor Roteiro Adaptado
“O livro é melhor que o filme”. Essa frase, pra mim, sempre fez tanto sentido quanto “comer laranja é mais gostoso que ar condicionado”. Ou seja, a comparação, em ambos os casos, é absurda; sem qualquer sentido. Adaptar outra mídia – qualquer que ela seja – é árdua tarefa para os roteiristas.
Melhor Roteiro Original
Tudo começa na ideia. E ela se faz concreta no papel. Uma boa ideia é fácil de se ter. Um bom roteiro é o Inferno a se enfrentar. Traduzir em palavras que se tornarão imagens a sensação que se quer passar é tarefa semelhante a do escultor que faz da pedra bruta uma peça de arte.
Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante
Como um alicerce que mantém a solidez da construção, assim é o ator coadjuvante, que sustenta parte da obra em seu papel. Mesmo posto em segundo plano, sua função é primordial para o funcionamento do todo.
Melhor Ator e Melhor Atriz
Um excelente personagem é meio caminho para um excelente filme. É por ele que reservamos duas horas de nossas vidas para acompanhar cada minuto de sua jornada. É a ele que devemos a história que contemplamos. Sua força, em parte, está na sua encarnação pelo ator/atriz.
Melhor Diretor
O maestro, aquele que rege, o que une a visão com a audição e a sensação. São muitos “instrumentos” para serem colocados em perfeita harmonia. E o sacrifício mental e físico desses que recebem toda a pressão do filme resultam em uma criação que persiste pelo tempo. “O sacrifício é passageiro, mas o filme permanece” (Alejandro González Iñárritu).
Melhor Filme
Poucas coisas no mundo tem efeito tão grande sobre tanta gente quanto um filme. Alguns muitos estão sempre do nosso lado, sendo constantemente revisitados, como se eternizados em nossas vidas. A união de frames que criam, em seu conjunto, uma preciosidade a ser guardada em uma Arca de Noé cinematográfica.
Leave a Comment