São 54 romances, quase 200 contos e novelas, além de 6 livros de não ficção até aqui, em uma carreira iniciada em 1967 e que não dá sinais de que vai terminar tão cedo. Chamado por muitos de o Mestre do Terror, curiosamente, com a óbvia exceção de O Iluminado, são os seus escritos que de terror nada tem que renderam as melhores adaptações cinematográficas.

Com a estreia essa semana de A Torre Negra, adaptação daquela que muitos consideram a obra máxima do autor, chegaremos ao absurdo número de 128 adaptações para o cinema ou televisão, contando filmes, seriados, minisséries e afins, sendo de longe o autor vivo mais adaptado da história da 7ª arte e provavelmente o autor com o maior número de suas obras adaptadas.

Qualquer pessoa que já tenha visto A Colheita Maldita 666 vai saber do que eu estou falando quando eu digo que a maior parte de suas adaptações é péssima, em especial quando analisadas ao lado de 3 dos maiores, mais reverenciados, referenciados e incontestáveis clássicos do cinema que surgiram originalmente da caneta de King e que ilustram essa lista.

Isto ocorre porque King realmente escreveu MUITAS obras do gênero terror. E, capitalizando em cima do nome que trouxera ao mundo dois clássicos do gênero em Carrie e depois em O Iluminado, Hollywood pegou o numerosíssimo catálogo de livros do escritor e começou a adaptá-lo em filmes lamentáveis como A Maldição e Desperation.

É por causa disso que resolvemos aqui no MetaFictions criar uma lista de 10 dos melhores filmes baseados na obra de Stephen King, para ajudar o nosso leitor a separar o joio (e vai ter joio assim lá na puta que o pariu) do trigo e relembrar 10 imperdíveis obras cinematográficas adaptadas dos escritos de King, excluindo-se, é bom deixar claro, as adaptações para a televisão.

Felizmente, as premissas criadas por King são tão fascinantes, que as mentes mais brilhantes do cinema o adaptaram em obras que aniquilam a máxima de que “o livro é melhor que o filme”, apesar dela ainda ser verdadeira na maioria esmagadora das adaptações.

Assim, deixo-vos com a lista, lembrando que, certa vez, perguntaram a Stephen King porque ele escrevia tantas histórias aterrorizantes. Sua resposta?

“Porque você assume que eu tenho escolha?”, respondeu King da única forma que sabe.

Vamos à lista!

Sugestões para você: