Finalizando as nossas homenagens ao início do Brasileirão no final de semana passado, basicamente eu e Rene, que, junto com o Ryan, somos os únicos que gostamos de futebol (apesar do Rene torcer para 4 times, um para cada ocasião) conversamos e discutimos sobre os grandes filmes já feitos sobre o tema, seja como pano de fundo, seja como temática central. Dessa conversa, tiramos o magistral Fora do Jogo, de Jafar Pahani, e que foi analisado ontem no nosso quadro de Garimpo.

Além dele, chegamos também a uma lista totalmente arbitrária e baseada em porra nenhuma sobre 10 grandes e memoráveis filmes sobre futebol; alguns bons, alguns excelentes, alguns horrorosos, como é a vida, como é o futebol, como é o Cinema. Todos são, contudo, memoráveis, seja porque Pelé está em um deles, seja porque Renato Aragão é a figura mais importante da história do cinema nacional (esqueçam a Turma do Didi!) ou seja porque um deles é uma versão em live action daquele anime Super Campeões que passava na Manchete.

Fizemos questão aqui de deixar incluso apenas filmes ficcionais, sem nenhum documentário, uma vez que, se os incluíssemos, é bem provável que não tivesse aqui mais nada além deles, já que o que a gente gosta mesmo é de ver gol, não é verdade? Eu fiz questão também de deixar de fora Uma Aventura do Zico, muito provavelmente porque eu quero poupar o meu maior ídolo no futebol desse constrangimento.

Seja como for, o que todos esses filmes têm em comum é que o amor ao futebol de seus personagens e realizadores está escancarado em cada tomada, em cada fala, dando-me a certeza de que o VHS que eu tinha do Zico, chamado Zico – Futebol Pra Quem Começa (e que tem até uma ficha no IMDB!!!) não é o que há de melhor que já foi produzido sobre futebol.

Com vocês, a primeira lista de 10 filmes sobre futebol do Metafictions.

Comentem, cornetem, zoem, elogiem, xinguem a minha mãe, esculhambem o Eurico ou peçam “Galvão, filma eu”, tanto faz!

Sugestões para você: