Mês: março 2020

Crítica: A Marca do Demônio (La Marca del Demonio)

* Com colaboração de Rene Michel Vettori Há, ao que tudo indica, um forte movimento no Cinema mexicano atual em que jovens e criativos cineastas, contra tudo e todos, fazem seus filmes de gênero em esquema de guerrilha, sem verba, sem apoio e somente…

Crítica: Maska

Com o surgimento do verbo quarentenar em nosso cotidiano, o indiano Maska, do diretor Niraaj Udhwani, surge como um prato cheio aos adeptos daquele filminho de Sessão da Tarde que a princípio não fede nem cheira, mas arranca uns sorrisinhos e traça paralelos bem…

Crítica: Nada Ortodoxa (Unorthodox)

Baseada no no best-seller “Unorthodox: The Scandalous Rejection of My Hasidic Roots” (livro de memórias de Deborah Feldman que não foi lançado aqui), Nada Ortodoxa conta a história de Esther Shapiro (Shira Haas) uma judia hassídica que sai de Nova Iorque para Berlim iniciando…

Crítica: Notas de Rebeldia (Uncorked)

O materialismo dialético é uma concepção filosófica antiga vinculada aos pais do socialismo científico, Engels e Marx. Dentre as suas máximas, está a concepção que o fixo (a estrutura material) e o fluxo (mercadorias, pessoas, ideias, informação e capital) moldam as sociedades e a…

Crítica: O Declínio (Jusqu’au déclin)

A Netflix nas últimas duas semanas parece estar fazendo um esforço tremendo pra ser o mais relevante e pertinente que pode ser uma plataforma que se presta a transmitir a todo o mundo uma produção artística dos mais variados locais. Se semana passada ela…

Crítica: A Casa (Hogar)

O mundo vive um momento de crise. Não essa crise de dois meses para cá. Uma crise econômica que já vem se manifestando há tempos. Não é nacional. É mundial. Certamente, porém, alguns governos locais batalhem avidamente para que ela se intensifique. O desemprego…