Relatos do Front, dirigido por Renato Martins, lançado em 15 de junho

“E é esse o aspecto mais importante do olhar de Renato Martins ao nos mostrar que no fim das contas, no saldo de mortos e vidas destruídas, não existe vencedor: perdem todos. Perde o “gado” humano militarizado, mal treinado e mal pago, construído pelo discurso do ódio ao inimigo do morro, que sobe a comunidade pensando que é “matar ou morrer”, perdem os “meninos”, pobres, negros em sua maioria, corrompidos pelo sistema que lhes nega escola de qualidade mas lhe proporciona a arma e o “status” de donos do morro, perdem os moradores das favelas, englobados no território de “marginais”, cuja vida importa menos na geografia da desigualdade social carioca, que elege a favela como zona franca da matança e brutalidade. Perdem as famílias dos assassinados, em ambos os lados, e perdemos todos nós, reféns do medo diário da violência.”
Por Jessicka Silva em crítica publicada em 16 de junho


Toy Story 4, dirigido por Josh Cooley, lançado em 20 de junho

“A espera de nove anos valeu muito à pena e aquela sensação de missão cumprida é linda. Minha gratidão à Pixar é eterna e a jornada até esse glorioso final é gratificante. Aprenderam com “Vingadores: Ultimato” como fazer um quarto/último filme épico! Vou sentir muitas saudades dessa gangue incrível, e essa saudade vai durar ao infinito e além, parceiros.”
Por Valentina Schmidt em crítica publicada em 16 de junho


Bacurau, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dorneles, lançado em 29 de agosto

“Bacurau é ponto alto de um cinema que atingiu, há tempos, sua maturidade. É diversão das grossas também. É lindo. É necessário. É desconcertante. É, também, como lembrado nos créditos finais, uma produção cuja ‘realização e distribuição (…) geraram mais de 800 empregos diretos e indiretos, além de ser a identidade de um país. A cultura é indústria.’ Alguém mande isso para o whatsapp do presidente. Bacurau  é uma obra-prima. E seria o Brasil se o Brasil conhecesse o Brasil.”
Por Marco Medeiros em crítica publicada em 1º de setembro

Sugestões para você: