Lançado essa semana no catálogo da Netflix, After Maria é mais um documentário excelente para nos arrancar das banalidades da nossa realidade e mostrar o quanto somos privilegiados diante da situação atual de pessoas que perderam, além de seus bens materiais, sua família, amigos e lugar no mundo – no sentido mais humano e afetivo que esse conceito geográfico possa assumir.

Sob a direção de Nadia Hallgren, acompanhamos o drama de sobreviventes do furacão Maria, que atingiu Porto Rico em setembro de 2017, arrasando a estrutura física do país e ceifando a vida de  mais de 3000 pessoas. Obrigados a deixar a ilha por falta de condições dignas de sobrevivência, várias famílias recebem ajuda do governo norte americano para viver temporariamente em residências no Bronx, em Nova York, onde, tecnicamente, deveriam arranjar condições de sustento após o término do auxílio humanitário. Contudo, obviamente, o prazo dado para essas famílias se reestruturarem, conseguirem emprego e certa estabilidade para seguirem em frente, é ridiculamente curto e diante da conjuntura econômica, da especulação imobiliária e, porque não mencionar, do preconceito social que qualquer imigrante/refugiado acaba tendo de enfrentar, essas pessoas acabam tendo que conviver com o desespero de um futuro incerto.

After Maria é bem sucedido ao mostrar que eventos traumáticos continuam vivos e deixam cicatrizes muito mais profundas do que a saúde física dos sobreviventes parece demonstrar. Clique aqui e não deixe de conferir essa história.

Sugestões para você: