A exemplo da indicação anterior, o Cine Pigmeu dessa semana vai até o Reino Unido trazer um filme vencedor de muitos prêmios em festivais. Trata-se de “The Ball”, um curta-metragem simples, escrito por Bridget Deane e dirigido por Katja Roberts, com pouquíssimas falas, locações e atores, mas com uma profundidade gigantesca.

Com uma fotografia tão suave quanto a atuação de seus personagens principais (deliciosamente interpretados por Natalie Garner e Lorcon O’Toole), degustamos cada cena dessa história sobre a relação de dois desconhecidos a partir de uma linguagem universal: o futebol. Mas calma. Você que não é um boleiro nato, não desista aqui. A obra se utiliza do futebol, mas não fala sobre o esporte; fala sobre relações humanas e como cada um se enquadra – ou não se enquadra – em modelos pré-estabelecidos, sejam de ordem natural ou social.

Somando-se a isso, temos uma trilha sonora peculiar (de Simon Tarrant of Horsewife), que parece aflorar os sentimentos que costuram essa história. Duas pessoas, uma bola e o conhecimento daquele que é, a priori, diferente do comum. São os elementos necessários para 11 minutos de um conto de lealdade.

Sugestões para você: