Há algum tempo, indicamos aqui no CinePigmeu o curta-metragem inglês The Ball, indicado ao BAFTA. Dessa vez, voltamos ao tema, bem como ao país. O britânico parece mesmo ter uma sensibilidade encantadora para falar de futebol.

Em Eight, dirigido pelo renomado Stephen Daldry (em cuja filmografia constam os poderosos Billy ElliotAs Horas O Leitor), temos a história de um garoto fã de futebol, torcedor do Liverpool, aprendendo a lidar com a perda do pai, enquanto se adapta com a nova cidade para onde se mudou.

O garoto e a bola.

Uma sinopse simples, tal qual deve ser. Um tema sensível e adorável. E um diretor delicado e talentoso. Para quem não tem apego pela bola, é um curta de Daldry, aquele que é capaz de sensibilizar com suas sutilezas. Para quem ama futebol (como eu), certamente a história de um garoto e sua relação com esse esporte para conseguir amainar a vida e seus conflitos é o suficiente para o deleite pleno. Não à toa, meu cântico romanista entoa “Diga-me quem é que me faz valorizar esta vida tão cheia de problemas e me dá coragem se você não gosta de mim / Obrigado, Roma”. Não à toa, nosso protagonista insiste com a frase de seu time “Você nunca irá andar sozinho”. Ele pode ter perdido seu pai. Ele pode ter deixado sua cidade natal. Mas quem tem futebol nunca está sozinho.

Sugestões para você: