“Chame seus pais para comprarem alguma coisa.”, diz o gordo e lerdo mercador para crianças miseráveis em alguma vila que flerta com a Idade Média, na Georgia.

“Te pago um lári ou, então, você me dá de presente. Preciso daquele ralador. Sou sozinha e não tenho ninguém.”, pede uma velha banguela com suas rugas imperativas em um rosto contemplativo, enquanto ouve a negativa do mesmo gordo e lerdo mercador.

“O que você quer ser quando crescer?”, pergunta a documentarista para uma das crianças, que responde com um sorriso constrangedor acompanhado de um olhar perdido no tempo.

Não há futuro para aquele lugar onde as transações comerciais se dão pelo escambo entre batatas e objetos usados, promovidos pelo gordo e lerdo que se apresenta como um braço do capitalismo nesta inóspita terra da Georgia, país que fica entre a Rússia, Turquia, Armênia, Azerbaijão e o Mar Negro.

De vermelho, o gordo e lerdo mercador tentando sobreviver… assim como os demais, ao seu redor.

Tamta Gabrichidze, em Sovdagari – O Mercador (The Trader) – documentário curta-metragem original Netflix -, vai descrevendo o lugar, sem se posicionar, sem nos tornar íntimos da região, quase como o velho kino-pravda (cine-verdade) de Dziga Vertov, uma câmera-testemunha. Apenas na conclusão, percebemos a intervenção que traz à tona um discurso mais profundo do que a mera ilustração da miséria: “conseguiu vender tudo, está feliz ou satisfeito?” pergunta ao gordo e lerdo mercador. “Como poderia estar feliz ou satisfeito se vendi em dois dias? O ideal seria vender em um.”, desnuda-se o outrora braço do capitalismo, revelando que ele é só mais uma parte dessa engrenagem vil de miséria a ser esmagado pelas relações muito maiores do que as individuais.

Para nós, seres viventes de um Brasil detonado, as imagens são tão menos avassaladoras. Dê um pulo ali em São João de Meriti, Jardim Gramacho, Cracolândia paulista. O passeio será semelhante. Bem como as relações. Exploradores e explorados, neste contexto, são tão somente explorados em um contexto maior.

Sugestões para você: