O CinePigmeu é um quadro semanal (ou quase sempre semanal) que apresenta um curta-metragem, mostrando como o Cinema pode ser tocante com poucos minutos. No entanto, para o nosso desgosto pessoal (meu, especialmente), a quantidade de views sempre foi pífia. Até que, há um par de semanas, falamos sobre “The Trader”, um curta documentário lançado pela Netflix, rendendo mais de 1.000 visitas. Seria tão bom se os verdadeiros cinéfilos pudessem apreciar os esforços dessas pequenas grandes obras.

Tendo por base isso, o CinePigmeu de hoje é uma proposital provocação: ALERTA DE PLÁGIO na véspera do Oscar! O tão falado (e não sei porque, pois considerei um filme bem fraco) “A Forma da Água“, dirigido por Guillermo del Toro, é um dos grandes favoritos a levar a estatueta. Mas, recentemente, começou a circular um curta de 2015, com uma história muito mais do que tão somente semelhante. Trata-se de The Space Between Us, de Marc S. Nollkaemper, contando a história de uma faxineira de uma base que passa a se relacionar imediatamente com um humanoide marinho. Ring a bell? Pois é.

Uns sites dizem que Del Toro teria comprado os direitos desse curta. Mas… pense comigo. Se assim fosse, seu filme deveria estar indicado a Melhor Roteiro Adaptado, certo? Mas está como Melhor Roteiro Original.

Assista à obra de Marc e debata conosco a originalidade do possível vencedor do Oscar.

Sugestões para você: