Cinema, literatura, chocolate e Madonna.

Crítica: Blade Runner 2049

Unheimlich. Uncanny. Estranho. Um dos principais legados de Freud foi a cunhagem do termo que descreve algo familiar que causa horror e estranhamento, ou algo estranho ou atemorizante que parece reconhecível. De certa forma, Blade Runner 2049, tanto em termos narrativos quanto em seu…

CinePigmeu: Blade Runner 2022, 2036 & 2048

Antes da estreia de Blade Runner 2049, três curtas-metragens foram produzidos com o intuito de servir como introdução/campanha de marketing para o aguardadíssimo novo filme de Denis Villeneuve. Os três curtas apresentam alguns eventos ocorridos no período entre 2019 (ano em que se passa…

Assista!: Blade Runner, o Caçador de Andróides (Blade Runner)

Falar sobre Blade Runner é falar sobre a recepção de Blade Runner. Desde seu lançamento em 1982, o filme já foi interpretado de diferentes maneiras, o que atesta o caráter denso e múltiplo dessa que é provavelmente a principal obra de ficção científica da…

Uma Mulher Fantástica (Una Mujer Fantástica)

Um dos temas essenciais da arte contemporânea é o luto (vide “The Leftovers“, “Anticristo” etc.) e, embora outros filmes tenham tentado abordar essa temática sob a perspectiva queer (“Direito de Amar“, “Na Cadência do Amor“, “O Preço de Uma Escolha 2“), nenhum mostrou o…

Além das Palavras (A Quiet Passion)

Tentando se afastar dos clichês de filmes biográficos, Davies realiza uma orquestração magistral da vida de Emily Dickinson. A decisão de não se concentrar em um enredo no sentido estrito, mas sim nos intrincados sentimentos que inspiraram e perturbaram uma das maiores poetas de…

Silêncio (Silence)

A fé constitui um tema-chave da filmografia de Scorsese. Se o diretor já lidou com o tema de maneira combativa em A Última Tentação de Cristo e contemplativa em Kundun, no mais recente Silêncio, há uma tendência em perceber a fé como estratégia existencialista:…