José Guilherme Vereza é redator de propaganda, diretor de criação, roteirista, escritor de quatro livros ficcionais publicados, professor universitário e metido a cozinhar aos domingos. Gosta de futebol e cinema. Embora graduado em Comunicação, se entrega a filmes como um mero espectador, deixando a obra entrar pelos seus poros, veias e retinas. Estes são os seus termômetros mais precisos para sentir o que viu. Depois, até lê críticas e resenhas para ver se conferem com seus sentimentos. Vive repetindo um pensamento de Gilberto Gil: “tão importante quanto o talento para fazer música é o talento para apreciar música”. ZéGui se considera um simples apreciador do que passa nas telas. É feliz assim.

Assista!: Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption)

É impressionante a banalização atual do conceito de liberdade. Na infância, eu ouvia que a liberdade de um termina onde começa a do outro.  Adolescente inquieto – oh, redundância! -, incorporei que liberdade seria uma calça velha, azul e desbotada, do jeito que quiser….

Assista!: Zelig

Não sou juiz. Não sou delegado de costumes. Não sou vizinha faladeira. Muito menos lacrador, cancelador (nome moderninho da vizinha faladeira nesses tempos em que muitos se dão o direito de julgar com os dedos nervosos que teclam, sentenciam, lincham). Hora de falar de…

Nostalgia: Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard)

“Há pessoas para as quais o crepúsculo é o prolongamento da aurora.” Machado de Assis. Pode soar pretensioso iniciar um texto com uma citação do bruxo. Mas Machado inspira. Neste caso, me lembra os que percebem o ocaso como uma nova oportunidade solar de…

Assista!: O Enigma de Kaspar Hauser (Jeder für sich und Gott gegen alle)

O imortal humorista Ronald Golias nos idos dos anos 60 contou na TV que um cego ingênuo e curioso queria saber como era o leite. Seu interlocutor impaciente só disse que o leite era branco. Resiliente, o cego implorou: “Por favor, sou cego de…

Assista!: Ed Wood

Um sábio amigo, que para minha tristeza não está mais por aqui, sempre me dizia: que “gostar de filme bom é mole, quero ver gostar de filme ruim”. Presto hoje minha homenagem a ele e saúdo todos os filmes ruins que atazanam as telas,…

Assista!: Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men)

Pouca gente percebeu, ou não quis perceber. No documentário “Democracia em Vertigem“, de Petra Costa, o ex-Presidente Lula está no banco de trás de um carro, quando a entrevistadora pergunta se ele tem algum arrependimento na vida. Ele coça barba, demora mas responde: “não…