8 de março. Data celebrada desde o final do século XIX que “relembra as lutas sociais, políticas, e econômicas das mulheres”, de acordo com a Wikipedia. A descrição faz sentido se utilizada para resumir o contexto da data, mas vai muito além disso. Anos de batalha para conquistar oportunidades e igualdade nesse mundo maluco em que vivemos. Porém, sejamos sinceras, ela continua.

É de se admirar que meios de comunicação como o Cinema e a televisão tenham nos dado uma voz que ganha cada vez mais volume a cada história feita, seja na frente ou por detrás das câmeras. Uma variedade sem fim de pioneiras da realidade e ficção. Desde artistas como Shirley Clarke, Sofia Coppola, Oprah Winfrey e Lucille Ball até personagens como Ellen Ripley, Clarice Starling, Daenerys Targaryen e Midge Maisel, temos uma lista extensa nos dois lados da câmera. Mas, ao mesmo tempo, encontramos nomes que, aparentemente, não recebem o grau merecido de apreciação.

Homenageando alguns desses mulherões da porra, preparamos uma lista com 10 personagens femininas, de filmes e séries, subestimadas pelo público, pela narrativa da obra ou por ambos. O critério para a formação da lista não poderia ser mais simples. Se não ganharam a atenção e amor dos espectadores quando surgiram, aqui estão.

Então, sem mais delongas (e ordem específica), aqui vão nossas homenageadas!

Sugestões para você: