“Nada de pré lista!”, expressou um fã ardoroso do MetaFictions em uma lista muito tempo atrás. Inspirados por essa manifestação de paixão pelo cinema e pelo Halloween essa semana, estamos aqui hoje para apresentar uma lista abrangente de obras marcantes no terror do século XXI. Contudo, como diversas boas obras foram lançadas nesse breve início de século e no somatório aqui na redação mais de 20 longas foram propostos, a gente se limitou a seguir regras simples.

Todos os filmes que entraram na pré lista e já foram referenciados em algum quadro – e já falamos muito sobre terror – ficariam de fora para dar mais espaço para obras menos conhecidas e clássicos que nunca abordamos. Longas focados em zumbis e vampiros, merecedores de suas listas próprias, também foram excluídos. Então não estranhe se algum clássico ficou de fora, pois certamente ele já apareceu aqui em algum momento. Deixaremos linkado aqui nos parágrafos abaixo onde eles apareceram. Não deixe de conferir!

Nos longas cortados, parte o coração deixar de fora a obra que deu início ao universo criado por James Wan, o incrível “Invocação do Mal”, que, assim como “Os Outros” e “O Babadook”, apareceu em nosso TOP 10 – Filmes de Terror. “O Babadook” é figurinha carimbada no site, aparecendo junto com “Os Estranhos” em nosso Garimpo NETFLIX: Terror e Suspense. A angustiante obra espanhola “[REC]” deu as caras em nosso Garimpo Amazon Prime: Terror, mas, por compartilhar uma visão focada em zumbis, assim como “Extermínio” e “Madrugada dos Mortos”, ficou de fora da lista final. O mesmo ocorreu com “Deixa Ela Entrar”, longa sueco de vampiro, que teve sua regravação americana indicada em nosso Garimpo NETFLIX: Vampiros!. Outro excelente longa que deixou o pessoal da redação bem cagado foi o “Abismo do Medo”, que apareceu em nosso TOP 10 – Filmes de Monstros.

Em 2017 tivemos um ano com 3 obras que marcaram o gênero e o MetaFictions: o badalado “Corra!“, que figura em nosso TOP 10 – Melhores Filmes de 2017, a regravação “It: A Coisa“, que além da crítica, também teve um Nostalgia RPR, e, como bem disse nosso editor-chefe em nosso Garimpo NETFLIX: Terror!, a coqueluche do MetaFictions, “Ao Cair da Noite”, com crítica, indicado em nosso Garimpo NETFLIX: Especial Halloween! e constante de nosso Garimpo Especial de Filmes que Passaram Despercebidos em 2017.

Vamos mergulhar cronologicamente nessa lista e diga nos comentários se faltou algum filme!

Sugestões para você: