O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


Apesar do Garimpo Amazon Prime da semana não ter um título, apenas a sequência de número 11, há um fio condutor – como sempre tento trazer – entre as três obras aqui listadas. O que liga cada uma das obras indicadas, dessa vez, é o humor, uma dose de drama e um tanto de mistério. Não a comédia típica de fazer gargalhar, mas um humor mesmo. Algo que está ali para trazer certa leveza a uma crítica mais velada, que não se pretende tão retumbante; mas que não deixa de ser contundente, apesar disso.

Todos vindos dos Estados Unidos, aqui colocamos três títulos que se diferenciam muito em sua pegada narrativa e em seus universos. Um tão estilo Agatha Christie, que surpreende ao não ter sido baseado em um livro dela; um que flerta mais com o suspense, apesar de também partilhar de algumas gags; e um que tende mais para um mundo distópico, que poderia não fazer sentido algum, caso você o buscasse (na verdade, nesse caso, sem sentido seria sua busca).


– Entre Facas e Segredos (Knives Out), de 2019, dirigido por Rian Johnson

Há pouco saído do cinema direto para a Amazon Prime, Entre Facas e Segredos é, como dito na presente introdução, aquele filme Agatha Christie total. Mas é tão Agatha Christie, que esperamos ver seu nome nos créditos – só que nunca aparece, por não ter sido baseado em qualquer obra dela. No entanto, aqui estão todos os seus elementos: um detetive super habilidoso, que escuta todos os envolvidos em um mistério que surge a partir de um corpo. Este corpo nada mais é do que o de um patriarca multimilionário de uma família dividida.

Diante disso, o inspetor Blanc (em divertida atuação de Daniel Craig) passa a ouvir cada um dos familiares para deduzir motivações, recriar passos e encontrar um possível responsável para o que aparentemente fora um crime. Lembrando muito o jogo de tabuleiro “Detetive”, o filme vai fazendo seu espectador passear por cada cômodo e personagem presentes naquele casarão, até que a possível verdade seja revelada pelo grande investigador.

Com um mistério leve e divertido, e os dramas pessoais de cada personagem (que resultam nas críticas do autor), temos um delicioso filme diante de nós.

Sugestões para você: