O Destino de uma Nação (Darkest Hour), de 2017, dirigido por Joe Wright

Protagonizado por um dos maiores atores de sua geração, o quase irreconhecível Gary Oldman, e indicado à 6 Oscars, incluindo de Melhor Filme – vencendo 2, incluindo o de melhor ator -, somos levados por momentos-chave da carreira política e pessoal de um dos maiores ícones do séc. XX, Winston Churchill. Em um ano de filmes históricos sendo contemplados pela Academia, O Destino de uma Nação se destaca por abordar um dos períodos mais tenebrosos da história do Reino Unido: a sua luta contra a expansão nazista na 2a Guerra Mundial e, em especial, o resgate de milhares de soldados em Dunquerque, França, de um ponto de vista interno.

Focado essencialmente nos meandros políticos, monárquicos e ideais de liberdade e soberania, acompanhamos a condução conturbada dese império por um personagem que foi um dos maiores líderes da história mundial.

Confira a crítica na íntegra.


O Estrangeiro (The Foreigner), de 2017, dirigido por Martin Campbell

Em 2017 fomos positivamente surpreendidos por esse thriller político de ação estrelado por Pierce Brosnan e por Jackie Chan, que aqui mostrava que além de chutas bundas como ninguém, pode também ser um excelente ator se necessário. O Estrangeiro conta a história de Qan (Chan), um chinês radicado na Inglaterra que perde sua filha em um atentado em Londres perpetrado por um grupo separatista da Irlanda do Norte. A partir daqui, passamos a acompanhar a busca por vingança de Qan e um dos arquétipos mais divertidos dos filmes de ação: o homem que não tem nada a perder. Contudo, O Estrangeiro é bem mais do que isso, contando com um roteiro que consegue aliar as questões históricas entre Irlanda e Inglaterra com momentos realmente excelentes de ação.

Trata-se de um filme que diverte e convida à reflexão, cinema de primeira com um Jackie Chan diferente do que estamos acostumados ver, mas mostrando que consegue ser fantástico mesmo quando não se fia unicamente no seu talento marcial e na comédia.

Confira a crítica na íntegra.

Sugestões para você: