Todo ano, em meio a blockbusters absurdos como Transformers, Velozes e Furiosos ou Star Wars, algumas pequenas jóias são lançadas. Num mercado saturado com homens vestindo cueca por cima da calça, robôs gigantes alienígenas e carecas chutadores de bundas, o público em geral deixa passar despercebido um sem número de obras que, muitas vezes, sequer são aquelas popularmente chamadas de metidas à besta. Como acontece com uma parcela significativa dos filmes aqui indicados, eles são até bem convencionais, de gêneros bem populares como terror ou ação, mas, às vezes inexplicavelmente e às vezes por falta de boa vontade dos distribuidores e exibidores, não recebem a atenção merecida.

Para tentar fazer justiça a estes filmes, vamos apresentar hoje aqui 12 excelentes obras que, ainda que suas qualidades sejam inegáveis, passaram zunindo por cima da cabeça de quase todo mundo no Brasil.

Quase nenhuma bunda chutada e nenhum careca em cena.

Para tanto, estamos aqui desconsiderando obras que já tenham sido citadas nas nossas listas de Os Filmes Mais Bem Avaliados de 2017 do MetaFictions e no Top 10 – Melhores Filmes de 2017, bem como deixaremos de fora “Ao Cair da Noite” (resenhado aqui), um título excelente e que também passou meio despercebido, mas que é uma espécie de xodó aqui do MetaFictions, já que foi citado no texto de introdução do Top 10 mencionado acima e também, por já ter estreado na Netflix, esteve em no nosso Garimpo Netflix: Halloween.

Além dele, outros filmes magníficos não estão nessa lista, mas merecem a sua atenção. Filmes como Lady Macbeth e A Criada, ambos eleitos no Top 10, e Frantz, Paterson e Sobre Viagens e Amores, todos recipientes das 5 claquetes, a mais alta nota dada pelo MetaFictions, e, portanto, constantes do artigo Os Filmes Mais Bem Avaliados de 2017 do MetaFictions.

Sem robôs transformistas ou sodomizações de franquias amadas por todos.

Assim começamos a nossa lista, já brindando vocês com 6 filmes para serem assistidos antes mesmo de começarmos a lista. Aos leitores do MetaFictions, tudo! A lista segue abaixo. Ficamos aqui no aguardo dos comentários de vocês sobre quais outros filmes excelentes teriam passado despercebidos do grande público e não ilustram a lista.

Sugestões para você: