The Night Of, de 2016, criado por Richard Price e Steven Zaillian

The Night Of é uma minissérie original da HBO do gênero policial e de tribunal de apenas uma temporada. O jovem paquistanês e muçulmano Naz (Riz Ahmed) é um cara introvertido, meio nerd, que resolve sair numa sexta à noite em Manhattan surrupiando o táxi do pai para se deslocar do bairro muçulmano onde mora até a cidade. Lá chegando, Naz conhece acidentalmente Andrea (Sofia Black-D’Elia) e aí, tale coisa, coisa e tale, eles passam a noite juntos. Naz acorda e descobre o corpo de Andrea coberto de sangue e com 22 ferimentos de facadas.

Auxiliado pelo advogado porta de cadeia John (John Turturro, em inspirada interpretação), a trama segue Naz e seu drama pessoal enquanto é julgado. Contudo, o astro principal aqui não é Riz Ahmed ou John Turturro, e tampouco o elenco que entrega atuações consistentes e competentes. O foco de toda a trama está no roteiro e na maneira que os personagens são desenvolvidos, sendo louvável o fato de que a história consegue evitar a fácil armadilha de tornar tudo uma questão de intolerância racial e religiosa, sendo sempre delicado tema tratado com parcimônia.

A ideia é demonstrar que o sistema penal e prisional americano é inclemente e impessoal, com destaque para os inúmeros policiais, carcereiros e demais agentes de segurança que entregam performances desinteressadas, cansadas e de saco cheio, exatamente como é a justiça. E, no final das contas, é bom que ela seja assim.

Sugestões para você: