O Dilema das Redes (The Social Dilemma), de 2020, dirigido por Jeff Orlowski 

Se você é daqueles que viu nossa indicação anterior (Rede de Ódio) e só se divertiu, sem acreditar que aquela ficção é claramente inspirada em eventos reais, aqui está o lado “verdadeiro” da coisa: para aqueles que pensam que documentário (assim como jornais) são a verdade (mas não são; tal qual uma ficção, são expressões da perspectiva de seus realizadores). O Dilema das Redes conta com os grandes figurões por trás da rede virtual e suas redes sociais: os que estruturam, criam, produzem cada uma dessas ferramentas.

Esse documentário apresenta a visão de cada um desses diretamente envolvidos nas questões mais urgentes e essenciais das redes sociais: a ética, as possibilidades, os lados positivo e negativo, e o poder desses recursos sobre toda uma sociedade. Aqui também – como na ficção supracitada – o teor político (diretamente falando) é abordado e, uma vez mais, ficamos com a certeza do quanto as decisões do globo hoje são afetadas pelos cliques, letras e figuras que anonimamente são direcionadas a cada um de nós, diariamente.

Para aqueles que têm um olhar mais crítico, o documentário é até um pouco óbvio. Mas toda obviedade quando vinda daqueles que fazem parte do processo ganha um status bem diferente e se torna tão mais impactante.

Sugestões para você: