O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


Hoje trago a vocês três obras distintas em suas propostas. Mas o que elas têm de comum, além da qualidade de tudo que é apresentado na tela e do fato de serem produções largamente independentes, é que conseguem aliar entretenimento e reflexão sobre os mais variados temas, desde sobre o ser humano enquanto animal social, sobre o determinismo de quem está inserido em determinado contexto social e sobre exatamente o que é que nos faz humanos.

Uma comédia, uma ficção científica/ação e um drama, todos entre o melhor que a Netflix tem a oferecer em seus respectivos gêneros.


– Upgrade: Atualização (Upgrade), de 2018, dirigido por Leigh Whannell

Menos conhecido do que seu parceiro James Wan, Leigh Whannell é a outra metade do time responsável por trazer frescor ao gênero do terror quando escreveu e produziu na raça com Wan o primeiro e excelente “Jogos Mortais”, além de ser um dos protagonistas. Depois ele e Wan fizeram isso de novo com a franquia “Sobrenatural” e agora Whannell, com um elenco desconhecido mas espetacularmente escalado, traz o sensacional Upgrade, um filme tão criativo em sua premissa quanto tecnicamente na maneira que é filmado. Inclusive, Upgrade virou premissa para uma série que está sendo produzida.

Aqui temos a história de Grey Trace (Logan Marshal-Green, o Tom Hardy genérico), um mecânico de automóveis avesso ao mundo excessivamente tecnológico em que vive, exemplificado por sua esposa, que trabalha em uma empresa de robótica e tem um carro automático. Grey, por razões que prefiro deixar para que vocês descubram, fica paraplégico em um assalto em que sua mulher é assassinada. Ele então recebe um chip, o tal Upgrade do título, que permite que ele se locomova normalmente novamente. Mas nada é o que parece e Grey vai entrar numa espiral violentíssima de vingança e questionamentos existenciais num longa filmado com extremo e criativo esmero técnico. É imperdível!

Sugestões para você: