O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


Reeditando garimpos passados, na temática de séries, esta semana nosso quadro se debruçará outra vez sobre esse formato que cada vez mais se torna popular. Apesar disso, manteremos um fio-condutor também no gênero de cada um dos títulos apresentados. Dessa forma, temos um Garimpo Netflix: Séries-Thriller, sendo o suspense (thriller) o gênero principal de cada uma das obras.

Vindas de regiões distintas, apresentamos ao espectador uma realização italiana, outra francesa e uma sul-coreana. Ainda que em seus estilos próprios e com focos diferenciados, todas mergulham em um universo de crime, investigação e desafios aos medos mais pessoais de cada um de seus personagens.


– Curon, de 2020, 7 episódios, dirigido por Fabio Mollo & Lyda Patitucci

Eu sempre me pego criando histórias ou fazendo questionamentos acerca da dualidade que cada indivíduo traz em si mesmo. Como se fosse possível confrontar a encarnação de dois lados de uma mesma pessoa: será que seriam como um espelho, um a imitar o outro; ou um a reproduzir o oposto daquele original? Curon, a série italiana da Netflix, envereda sobre esse caminho.

Uma família composta por mãe e um casal de filhos precisa retornar à pacata cidade de infância da matriarca. Estar lá é desafiador por uma série de traumas pessoais, mas que costumam ser dominados (ou escondidos) pela maturidade (ou mesmo pelo passar do tempo). O lugarejo, porém, não se apresenta tão convidativo quanto sugeriria o interior nortista da Itália. Mistérios inexplicáveis vão dando vazão a características obscuras de cada um de seus habitantes, quando as badaladas do sino da Igreja local fazem nascer um outro “eu”.

Curon é sobre retornos e eternos retornos, fazendo cada um se revelar a si mesmo.

Sugestões para você: