O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


Imagine o mar de possibilidades em suas mãos se você pudesse voltar no tempo. O que você faria para mudar o mundo e a sua vida portando informações privilegiadas sobre o futuro? O cinema explora incansavelmente essa temática das mais variadas formas possíveis, indo desde clássicos como “De Volta para o Futuro” e “Exterminador do Futuro”, passando por filmes mais obscuros como os ótimos “Camisa de Força” e “Donnie Darko”.

Com uma abordagem não tão clássica, apresentamos hoje 3 longas que vão te levar numa viagem pelo tempo por razões que variam do pessoal ao global. Temos para todos os gostos, com objetos, consciência e pessoas indo e vindo no tempo em diversas escalas, em filmes que flertam com os mais variados gêneros.

Não deixe de dizer nos comentários seus filmes favoritos sobre a temática!


A Casa do Lago (The Lake House), de 2006, dirigido por Alejandro Agresti.

A Casa do Lago se apoia numa premissa angustiante. Imagine se fosse possível se comunicar pela caixa do correio da sua casa com uma pessoa que viveu/viverá ali 2 anos antes/depois de você. Esse é o caso de Alex Wyler (Keanu Reeves) e Kate Forster (Sandra Bullock), dois estranhos que compartilham de forma atemporal a mesma residência. O roteiro explora algumas questões muito pertinentes a respeito desse relacionamento a distância(?). Se quem está no passado sabe que no futuro próximo terá alguém que quer te conhecer, por que não procurá-la naquele momento? E se o tempo é linear, como a pessoa do futuro não recebeu nenhuma visita nesses 2 anos da pessoa do passado?

E é em cima dessas questões que dramas pessoais vão se desenrolar através de rompimentos, de brigas, do sentimento de solidão e (des)encontros. Não é aquele filme que te surpreende com um final arrebatador resolvendo paradoxos temporais, mas certamente ele te arrastará por momentos introspectivos e te fará olhar de forma mais especial para as pessoas que importam em sua vida.

Sugestões para você: