Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


O garimpo desta semana traz um cardápio variado, uma de nossas tradições aqui no site: um filme americaníssimo, redondinho; um espanhol com um pé na fantasia e um pano de fundo histórico bastante real; e um documentário muito bem produzido e com uma intenção bastante clara: desmascarar um milionário esquema de pirâmide de uma empresa que todos vocês conhecem.

Sem mais delongas, confiram as dicas e deixem suas impressões nos comentários!


– Uma Lição de Amor (I Am Sam), de 2001, dirigido por Jessie Nelson

Esse é um daqueles famosos filmes de ator. Conta a história de Sam (Sean Penn), um adulto com traços fortes de autismo que cria sozinho a menina Lucy (Dakota Fanning). Em determinado momento, o Estado lhe tirará a guarda da criança, denunciando sua incapacidade intelectual de criá-la e ignorando os laços afetivos já consolidados entre os dois. A atuação de Penn como um deficiente mental é tão convincente que os produtores foram ousados ao ponto de colocá-lo para contracenar com dois atores com deficiências reais e Penn não destoa em momento algum deles. É um belíssimo trabalho do ator.

A trilha sonora deste filme é um capítulo à parte: Com vários artistas interpretando músicas dos Beatles, ela traduz muitas vezes o espírito dos personagens e emoldura algumas belas cenas. Por fim, perdoemos as distribuidoras por esse título um tanto piegas em português. O original “I Am Sam“, simples e direto, carrega em si uma contundente afirmação escorada na forte atuação de Penn. Mas isso não é motivo para você deixar esse filme passar. Assista!

Sugestões para você: