Ex Machina: Instinto Artificial (Ex Machina), de 2014, dirigido por Alex Garland.

Ex Machina é um longa de orçamento modesto (15 milhões de dólares) para as façanhas que realiza. Indicado ao Oscar 2016 por melhor roteiro original e vencendo na categoria melhor efeitos especiais, a obra traz dois nomes do atual plantel de Star Wars, Domhnall Gleeson (Caleb) e Oscar Isaac (Nathan), e a vencedora do Oscar 2016 como melhor atriz coadjuvante Alicia Vikander (Ava).

Contando uma história que se passa apenas em uma locação – uma mansão/base de pesquisa de uma grande corporação na área da robótica – vemos Caleb aplicando o famoso Teste de Turing em Ava, projeto de inteligência artificial elaborado por Nathan.

Esse teste consiste em avaliar se uma máquina é capaz de exibir comportamento inteligente equivalente a um ser humano, ao ponto de ser indistinguível do mesmo.

Com a temática em alta nos cinemas americanos, com o recente Blade Runner 2049 (com crítica no site) e a série original da HBO Westworld, temos questionamentos muito pertinentes sobre o que é existência e o direito à vida.

Sugestões para você: