– O Desaparecimento de Madeleine McCann (The Disappereance of Madeleine McCann), de 2019

“Ninguém desaparece na Praia da Luz” diz em certo momento uma das personagens desse documentário sobre um dos desaparecimentos mais midiáticos e intrigantes de que se tem notícia. De fato, neste balneário português do Algarve, muito frequentado por famílias britânicas, reinava a paz e tranquilidade e um histórico de violência perto do zero. No entanto, isso foi bruscamente subvertido na noite de 3 de Maio de 2007.

Enquanto seus pais jantavam em um restaurante dentro de um luxuoso resort a poucos metros dali, sua filha Madeleine McCann desapareceu do quarto onde dormia com seus irmãos menores e imediatamente se tornou o caso de desaparecimento mais relatado na história moderna. Nesta longa e densa série documental vemos cada desdobramento deste misterioso caso, com todas suas idas e vindas – em certo momento os próprios pais da criança são declarados suspeitos – além de todas as implicações que vão desde teorias estapafúrdias até uma verdadeira guerra de narrativas das imprensas dos dois países envolvidos nas buscas, Portugal e Reino Unido.

O paradeiro de Madeleine permanece desconhecido e em Junho deste ano um novo suspeito foi preso na Alemanha, levando promotores alemães a declararem que, muito provavelmente, ela está morta. No entanto, ao assistir esse documentário, ficamos com a impressão de que a imagem dessa menina seguirá viva no imaginário coletivo para sempre. Assista!

Sugestões para você: