Tomando como título do presente Garimpo Netflix o nome do livro de Alan Sillitoe (The Loneliness of the Long Distance Runner) para ilustrar uma das principais temáticas da semana, os três filmes indicados nos colocarão de frente para personagens que buscam se mover, que buscam seguir em frente, mas são impedidos por alguma coisa que os faz permanecer no mesmo lugar. As narrativas propõem, portanto, as tentativas de três protagonistas que chegam aos seus limites, muitas vezes flertando com aquilo que mais odeiam, para que consigam se desvencilhar das amarras que se impõem.

Um pedreiro em plena crise norte-americana, em busca do sustento familiar; um dono de transporte de combustível, objetivando penetrar um mercado fechado e criminoso; ou um detetive determinado na realização da justiça, ainda que de modo pouco convencional. A solidão durante a longa caminhada de cada um é o que conecta as três produções indicadas na presente publicação. Um drama familiar, o envolvimento com criminosos e um conflito investigativo serão os cenários nos quais as histórias se desenvolverão. Ainda que distintos, todos os três guardam marcas do sofrimento desses corredores, ávidos por cruzarem a linha de chegada.


99 Casas (99 Homes), de 2014, dirigido por Ramin Bahrani

O filme inicia forte, com a traumática cena de um homem que havia disparado uma bala na própria cabeça após receber sua notificação de despejo por não conseguir pagar a hipoteca. Rick Carver (nas mãos do poderoso Michael Shannon) é o responsável pelos trâmites legais e de despejo, encontrando a família desestabilizada pelo que ocorrera com o patriarca, além de ser obrigada a sair em dois minutos de sua propriedade (algo tão rico aos americanos). Escoltado por dois policiais e a equipe de remoção dos pertences, Rick é aquele tipo grotescamente frio, sem qualquer gota de humanidade ou compaixão para com aqueles que estão sendo levados a um horizonte de nenhuma expectativa ou esperança.

Em paralelo, Dennis Nash (com o carismático Andrew Garfield) perde o trabalho na construção de uma casa, já que o proprietário não pode mais arcar com a obra, vez que a “América” passa por devastadora crise. Além disso, Dennis recebe a mesma notificação de despejo e se vê sem rumo com sua mãe e filho pequeno. Carver e Nash, face a face, marcam a dicotomia que ilustraria um carniceiro em um abatedouro, sendo Dennis o novilho a ser sacrificado. Sem vislumbrar qualquer possibilidade de mudança, o garoto pedreiro recebe uma proposta de Carver: ajudá-lo a despejar mais uma lista de famílias pela frente.

Querendo seguir em frente e sustentar a própria família, Dennis Nash ficará na corda bamba que o separa entre um provedor responsável de uma figura detestável que encarna o descaso do Estado para com aqueles que se veem sem um lar.

Sugestões para você: