O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


Indo na onda de alguns Garimpos já publicados aqui, nos quais a seleção foi feita pela nacionalidade da produção, os três indicados de hoje são escolhas desse vasto país chamado Brasil. No entanto, os títulos não são uma ilustração desta multiplicidade tão falada. Pelo contrário, são produções centradas no eixo Sul-Sudeste, tendo dois deles o mesmo universo temático.

Apesar da Netflix ainda estar engatinhando em sua produção original nacional, já temos em seu catálogos bons títulos tupiniquins, tais como os 3 aqui eleitos. Não deixem de comentar sobre quaisquer outros títulos brasileiros disponíveis e nem de nos falar o que acharam destes aqui!


– Beira-Mar, de 2015, dirigido por Filipe Matzembacher e Marcio Reolon.

Pegando carona no lançamento da semana nos cinemas – e no belíssimo texto do nosso Marco Medeiros – “Tinta Bruta“, a primeira indicação desta publicação é um filme da mesma dupla realizadora. Filipe Matzembacher e Marcio Reolon produzem uma tocante obra com pouquíssimos recursos, promovendo, de maneira louvável, o que eu gosto de chamar de “Cinema de Resistência”.

Um conto simples sobre dois amigos que, em uma viagem, começam a explorar sua relação de amizade, enveredando por outras descobertas ou auto-aceitação, traz consigo um dos elementos mais marcantes e poderosos do Cinema: o silêncio e a imagem que falam por si só. Através disso, os diretores conseguem tornar o espectador tão mais íntimo daqueles conflitos do presente que começam a se mesclar com memórias de um tempo de inocência.

O olho da câmera tal qual uma testemunha onipresente, com a sinceridade de um Cinema-Verdade, é o necessário para alicerçar de maneira firme a delicadeza de uma história cotidiana.

Sugestões para você: