É interessante analisar como a 7ª arte e suas ramificações vêm mudando (e recriando-se, até). Um exemplo muito claro disso para mim é quando penso na minha vó, que é de uma geração em que o cinema era algo tão absurdo quanto um meio de transporte que leva pessoas pelo ar. Ou coisa assim. Era um acontecimento pra vida da Dona Stella ir ao cinema, assim como havia toda uma simbologia quando uma atividade envolvia uma sala com a telona… ela ter sido chamada pro cinema pelo meu avô, por exemplo, significava que ele tava caidíssimo por ela e que queria dar as mãos sem muito alarde. E dar as mãos pra sempre. Daí pro casamento foi um pulo.

Hoje em dia bastante coisa mudou. Outro dia mesmo levei minha velhinha pra assistir a um filme 3D e ela ficou é nervosa ao mesmo tempo que hypada. Essas mudanças vão acompanhando, é claro, a geração, de forma que a minha não sente pesadamente as adaptações que rolaram. Como diz a minha mãe, a gente nasceu com o botão na mão. E talvez com o iPhone registrando o parto todo pra postar no snapchat. O fato é que, ainda assim, tento insistir no ritual do cinema, ainda insiro simbologias e peso e ainda o trato respeitosa e ritualisticamente.

Olha que partido alto essa Netflix! Você diria não pra essa gracinha?

No entanto, a vinda da Netflix foi mais que bem vinda. Afinal, queridos, eu não cago dinheiro ou tempo para tornar o ritual do Cinema algo diário ou coisa similar. Hoje em dia alterno entre os dois espectros da arte visual e acho um bom equilíbrio. E a Netflix pode ser aí a neo-sala de cinema em que casaizinhos ficam de conchinha, praticam o famoso Netflix & chill e entre uma série e outra, boom, casamento.

E é por isso, ressssssspeitável público, que venho aqui indicar três filmes excelentes, todos de um dos gêneros que mais aprecio: o thriller. Apesar de meus coleguinhas de site me enquadrarem aí nos filmes alternão-feminista-crítica-social-foda, eu sou vidrada em produções que me fazem sofrer de apneia. Agradecemos a preferência e desejamos a todos uma boa sessão. Digo, filme.

Sugestões para você: