O Garimpo é um quadro do MetaFictions no qual indicamos toda semana 3 bons títulos disponíveis nas maiores plataformas de streaming. Clique aqui para conferir os anteriores.


A busca por mundos perfeitos, sem conflitos, em que todos vivam bem e que, juntos, consigam promover o bem maior da sociedade talvez seja o que mais permeia o imaginário da maior parte dos indivíduos. Esse desejo gera o conceito de utopia – este inalcançável universo sem defeitos. Quão Admirável seria um Mundo Novo desses, de forma que a plena satisfação individual fosse resultado da harmonia mais perene advinda do todo!

Quase como uma fórmula de causa e efeito, a utopia, ao tentar ser colocada em prática, gera a sua própria negação. Gera distopia. O oposto da perfeição objetivada torna-se o objetivo encontrado. A então plenitude dá lugar aos conflitos mais gerais, colocando indivíduos contra indivíduos, fazendo a sociedade como um todo ruir. Todos contra todos, em uma horda de caos pronta para produzir destruição.

“É isso o que a distopia gera dentro das crenças mais sombrias?
Levando a utopia para longe, a verdade distorcida faz você se perder
Com o tempo, você chegará a ver
Privado da esperança que foi construída na unidade”
(Mille Petrozza)


– Filhos da Esperança (Children of Men), de 2006, dirigido por Alfonso Cuarón

Um prédio abandonado e praticamente destruído pelas marcas do tempo. Sem uso, as paredes descascam e a poeira se acumula, tentando esconder aquilo que, por milênios, fora considerado um templo do saber. O personagem de Clive Owen revela o que era o local: uma escola. Porém, no universo descrido pelo fabuloso diretor Alfonso Cuarón, as escolas não existem mais, pelo simples fato de que absolutamente todas as mulheres tornaram-se inférteis. E sem novas gerações, a escola é desnecessária. Sem novas gerações, o futuro é desnecessário.

Esta história ocorre no ano de 2027, em um conto de agonia e desespero, que passa a tomar contornos de esperança quando uma mulher aparece milagrosamente grávida. Às escondidas, em meio ao caos instalado, ativistas tentam ajudar no transporte dela para um santuário. Quando a sociedade parece ruir, o milagre da vida é o bastante para encher cada indivíduo com novo vigor ao conseguir vislumbrar o amanhã, uma outra vez.

Sugestões para você: