Violet Evergarden, de 2018-, 1 temporada, dirigido por Haruka Fujita e Taichi Ishidate

Imagine um mundo pós-guerra onde a maior parte da população é iletrada e analfabeta, onde a ordem social lentamente está voltando e a geopolítica estabelece uma nova ordem mundial. Eis que Violet, uma soldado despida de qualquer sentimentos – uma verdadeira psicopata -, encontra-se sem utilidade nesse novo mundo e confusa com uma declaração que recebeu de quem a criou, um “eu te amo”. Por ser alfabetizada, ela inicia sua carreira de autômata de automemórias, ou seja, ela é responsável por transformar palavras cruas em cartas que carreguem emoção e cumpram seu papel de emocionar. Mas como alguém desprovido de emoções faz isso?

Em um dos animes mais belos de 2018, sendo indicado em 8 categorias do Anime Awards e vencendo como melhor animação, essa é uma obra sublime e sensível, que tenta o tempo todo nos colocar num papel empático junto com nossa protagonista.

Confira a crítica na íntegra.


– Explicando (Explained), de 2018-, 2 temporadas, criado por Joe Posner, Ezra Klein

Cansado de documentários longos, chatos, com roupagem antiguada e temas batidos? Então você está com sorte. Associado ao canal Vox (que disponibiliza excelentes vídeos em seu canal no YouTube), a Netflix chega com 2 temporadas num total de 30 episódios que consomem de 15 à 30 minutos do seu tempo. Não há aqui uma linearidade ou obrigatoriedade de se assistir todos, sendo cada episódio sobre um tema. Recomendo, inclusive, dada a origem desse especial, que você assista ao 4o episódio da 2a temporada “A Próxima Pandemia”, que com apenas 20 minutos vai te deixar mais cagado do que nunca com o coronavírus.

Narrado pelo premiado J. K. Simmons, Explicando é uma das mais didáticas aulas que você poderia ter nesse momento de isolamento.

Sugestões para você: