Mike Birbiglia: My Girlfriend’s Boyfriend, de 2013

A Netflix lança quinzenalmente especiais de stand-up de vários comediantes. A maior parte deles é americano, já que esta é uma forma de arte inventada e aperfeiçoada por lá, mas muitas vezes temos comediantes de outros países também, inclusive alguns especiais um tanto constrangedores de humoristas nacionais. Em geral, contudo, é mais ou menos a mesma coisa. Um sujeito lá em cima reclamando de alguma coisa, apontando obviedades cotidianas e falando muitos e muitos fucks.

Mike Birbiglia, por sua vez, é um caso a parte nesse mundo dos stand-up comedians americanos. Ele raramente fala de putaria e quase nunca usa a expressão fuck como muleta ou faz piadas sexistas e/ou ofensivas para qualquer outro grupo, seja ele uma minoria ou não. Mike fala de si. De sua vida. De como ele vê o mundo. E nunca isto foi tão evidente quanto neste especial em que Mike conta a história absolutamente comovente e hilariante de como ele conheceu a mulher da sua vida, conseguindo arrancar da plateia gargalhadas, lágrimas e vários “awnnnn” de tão verdadeira e bem contada que é a sua história.

Trata-se de uma das melhores surpresas que tive na Netflix desde que comecei a assinar e, caso você se interesse por stand-up, é imperdível.

Sugestões para você: