Garimpo Netflix: Grandes Atores - Metafictions

Eu tenho uma teoria: atuações medianas em filmes ruins rendem Oscars para bons atores enquanto atuações boas em filmes ótimos não rendem, quando muito recebem indicação. Muitas vezes um filme sem sal algum, com atores consagradíssimos fazendo um feijão com arroz, se destacam tanto que acabam sendo premiados, trazendo injustiça para atuações melhores em ótimos filmes que passaram um tanto despercebidos.

Motivado por esse devaneio, trago hoje em nosso Garimpo 3 obras excelentes com atores renomados – que juntos somam 2 Oscars e mais outras 5 indicações por belíssimas atuações – que foram esnobados (filme e atuação) pela Academia em seus anos de lançamento.


O Abutre (Nightcrawler), de 2014, dirigido por Dan Gilroy

O Oscar 2015 foi briga de cachorro grande. Tivemos os 2 últimos melhores filmes que vi na vida, o vencedor “Birdman” e o incrível “Whiplash” (com Assista! no site), os ótimos “O Jogo da Imitação” e “Selma“, além do aclamado pela crítica “Boyhood“. Mas ali no meio havia também filmes que, na minha opinião, não mereciam estar nesse hall (mesmo não sendo ruins), como “O Grande Hotel Budapeste“, “Sniper Americano” e “A Teoria de Tudo“, que por uma questão ou outra não se igualam aos seus concorrentes, diferente de O Abutre. Acredito que esse longa merecia indicação a Melhor Filme e, especialmente, a Ator, pegando a vaguinha de Steve Carell (“Foxcatcher“) ou Bradley Cooper (“Sniper Americano”), além da indicação recebida por Melhor Roteiro Original, mas foi esquecido pela Academia.

Jake Gyllenhaal vinha em uma série de boas atuações, sendo indicado em seu papel por “O Segredo de Brokeback Mountain“, e entregou em O Abutre uma das melhores performances de sua carreira. Nele acompanhamos Louis Bloom, um jovem ambicioso e sem escrúpulos que inicia sua jornada no mundo do telejornal sensacionalista, filmando cenas chocantes durante a noite para serem exibidas no dia seguinte. Indo muito além do que deveria, Louis cruza limites éticos, morais e legais para entregar o material que você aprecia no Cidade Alerta.

Riz Ahmed, muito mais reconhecido hoje em dia após sua participação na franquia Star Wars e na série da HBO “The Night Of” (com Garimpo no site!), também merece destaque, interpretando um estagiário explorado, e Rene Russo, reaparecendo em um longa depois de um grande hiato (tirando as breves aparições na franquia Thor), interpretando a produtora do telejornal.

Sugestões para você: