Falcão Negro em Perigo (Black Hawk Down), de 2001, dirigido por Ridley Scott.

Falcão Negro em Perigo marca presença nesse Garimpo por conta dos seus 17 anos de idade e o esquecimento da maior parte do público de sua importância. A começar por suas 4 indicações no Oscar 2002, de melhor cinematografia, direção, edição e som, vencendo as duas últimas. Na parte do elenco, o longa contava com inúmeros atores de pouco nome e enorme potencial, que começavam a ganhar destaque, e alguns astros à época que caíram no ostracismo. Caso esse casting fosse montado nos dias de hoje, certamente ele seria um dos mais caros da história do cinema. Josh HartnettEwan McGregorTom SizemoreEric BanaWilliam FichtnerOrlando BloomTom HardyNikolaj Coster-WaldauJason Isaacs dentre outros estão presentes. É gente pra caralho e você ficará o tempo todo reconhecendo alguém.

O longa conta a história da Batalha de Mogadíscio, na Somália, no início da década de 1990, quando milícias que derrubaram o ditador do país, Siad Barre, inciam uma guerra civil que deixa um rastro gigantesco de mortos. A ONU e os EUA intervêm, mas em uma das operações para capturar um líder importante, um helicóptero Black Hawk é derrubado e começa uma luta de sobrevivência e resgate que marca o fim de uma era de gloriosos filmes de ação que dominaram os anos 90.

Falcão Negro em Perigo figura entre os meus filmes de guerra favoritos, contando uma história instigante de ação militar, permeando a relação de companheirismo e lealdade entre combatentes e abordando questões humanitárias e de autonomia.

Sugestões para você: