Como temos pontuado sempre, um dos grandes nichos do Cinema é o gênero suspense/terror. De tal modo que produções de curta-metragem que circulam pela internet conseguem uma quantidade de visualização excessiva quando apresentam esta estrutura. Além disso, quase semanalmente um título novo sai nos cinemas. Apesar disso – ou talvez até por isso – raros são os casos em que um filme desse tipo é, de fato, bom. Pensando naqueles que conseguiram escapar da armadilha comum ao gênero e tendo em mente o espectador, por vezes sedentos pelas obras de qualidade, lançamos este Garimpo exclusivamente de suspense/terror.


Caso 39 (Case 39), de 2009, dirigido por Christian Alvart

A narrativa segue com a seguinte premissa: a assistente social Emily Jenkins (Renée Zellweger) acompanha, determinada, os recentes acontecimentos de uma criança adotada por um casal supostamente abusivo. Introspecção, péssimo rendimento escolar, aparentes maus tratos sofridos pelos seus pais são os elementos que compõe a indefesa menina. Após conseguir retirar sua guarda deles, Emily se torna a responsável pela criança enquanto procura um novo lar para ela, mas começa a perceber que a história era um tanto diferente do que imaginara. Situações cada vez mais estranhas e grotescas começam a preencher o cotidiano da protagonista e de seus companheiros de trabalho.

O instinto protetor para uma criança indefesa.

Após sermos apresentados a uma sequência inicial de literalmente tirá-lo da cadeira, ansioso e desesperado para evitar que o desenrolar da cena, de fato, chegasse ao seu auge, o filme segue o padrão dos gêneros suspense e terror. Para alguns, as soluções podem parecer triviais, mas a mão firme do diretor faz com que a história nos seja contada de maneira sólida, por vezes, gerando essa sensação descrita. Ficamos, constantemente, com o impulso de querer fazer parte da narrativa, de modo que pudéssemos alertar os personagens acerca do que estão a fazer. Mas, assim como eles, também seríamos enganados por facetas jamais imaginadas previamente.

Sugestões para você: