Perdi a conta de quantas vezes fui questionada, com incompreensível surpresa, do porquê eu estava indo ao cinema só. A pergunta veio tanto de homens quanto de mulheres (acho que mais de homens). Era um diálogo basicamente assim:

– To indo ao cinema.

– Ah, legal! Vai com quem?

– Sozinha mesmo!

(silêncio constrangedor)

– Mas por que? Tá tudo bem?

TÁ SIM! Ora veja, “por que”… Porque é uma atividade deliciosa com companhia ou sem. É sério! Escolher o lugar sem titubear, comer um balde de pipoca INTEIRO, chegar um pouquinho atrasada ou adiantada, ficar até o final dos créditos rolar, chorar até os pulmões saírem… Sim, é claro que tudo isso pode ser feito acompanhada. Mas fazer sozinha também traz uma liberdade bobinha que é aprazível (eu até prefiro ir sozinha… mas aí vem a questão minha personalidade lonesome + misantrópica…). Além de integralmente focar no filme e ser consumida por sua arte.

De todo modo, seja na poltrona do cinema ou na telona, as mulheres tem seus lugares marcados e vão muito bem, obrigada. Notamos o quanto a nossa figura mudou com o passar das décadas; antes, como reflexo de seu tempo, personagens mulheres condescendentes ou pecaminosas (segundo as morais da época, é claro). Gradualmente, uma figura em maior destaque, conquistando até papéis principais – tá certo que por vezes com construção rasa e seguindo mil estereótipos. Finalmente, ao longo do século XXI, o papel da mulher foi estendido social e cinematograficamente. O teste de Bechdel não me deixa mentir: as pessoas começaram a voltar os olhos para nós e nós começamos a querer mais do que a figura que nos era pintada. Até criaram esse aí teste pra certificar isso. Contudo, ainda há um longo caminho pela frente – são muitos os filmes que ainda hipersexualizam, objetificam e superficializam por aí. Mas… tenho a impressão de que estamos no caminho certo.

Em homenagem ao histórico dia em que comemoramos a luta de mulheres por seus direitos, faço uma lista de filmes, sem ranqueá-los, com figuras femininas que são extraordinárias. Muitas outras personagens deslumbrantes passaram pela minha cabeça, mas quis me fixar à 10 indicações. Digam-me o que acham nos comentários! Quais outras vocês acrescentariam a essa lista?

Espero que gostem, ladies. E rapazes também; sem essa de “filme de mulherzinha”, hein. A não ser que filme de mulherzinha seja sinônimo de filmes DU CARAI!

Sugestões para você: