Caro amigo cinéfilo, o jogo de hoje é sobre um tema pesado, mas com roupagem leve, como se fosse uma animação para crianças.

Unravel mostra as aventuras de um pequeno bonequinho de lã chamado Yarny (um trocadilho com a palavra inglesa yarn, que quer dizer fio) que busca recuperar as memórias de uma senhorinha que parece ter problemas em relembrar sua vida. Ao andarmos pelo menu de aventuras, vemos porta-retratos de locais importantes para história de nossa criadora. A partir dessa seleção mergulhamos em uma vida repleta de memórias esquecidas.

Fico me indagando sobre o poder das memórias sobre um ser. Eu tenho sérios problemas de ansiedade disparados por percepções distorcidas de situações que fico repassando inúmeras vezes na cabeça, sempre me apegando às piores versões possíveis. E se eu pudesse esquecer totalmente as más lembranças? Seria mais feliz ou cometeria os mesmos erros? Seria como no Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças? (nunca viu? deveria…)

Recordar nem sempre é viver… 🙁

Nosso amiguinho de lã consegue reviver momentos da nossa idosa criadora ao ultrapassar enormes obstáculos para seu tamanho, sempre tendo que conseguir mais lã para prosseguir na sua missão. Cenários, no início, são belos e brilhantes, sempre com sol e belas paisagens. No entanto, gradativamente, eles ficam cada vez mais cinzas e difíceis conforme avançamos memórias adentro. Uma bela alegoria para o envelhecimento. Inclusive as memórias em si tomam um tom mais obscuro e triste.

Tudo o que revivemos é registrado em um belo álbum de recordação, algo que, talvez, essa nova geração não entenda. Álbuns de fotos eram para nossos avós nosso Instagram, registrando nossos melhores momentos ou mais importantes, com as pessoas que mais marcaram nossas vidas. Se você olha para seu passado e não o enxerga, então quem é você?

Esse é o grande acerto de Unravel, nosso jogo indie do MetaGames de hoje. O bonequinho de lã “desenrola” uma identidade tanto literalmente quanto figurativamente diante nossos olhos.

Disponível para:

Pc na Origin por: 39,90

Playstation por: 61,50

Xbox One por: 80,00

Sugestões para você: