Quinta agora estreia Meu Malvado Favorito 3 e começa a maratona de pais carregando seus filhos pequenos para as salas de cinema enquanto ficam em seus celulares durante toda a sessão. O MetaFictions, obviamente, quer tirar vantagem disso, ganhar views, e, claro, falar de cinema. Então o pessoal aqui se reuniu para elaborar esse Top 10 de Animações.

Desde o francês Emile Cohl, com seu Fantasmagoria (1908), até as animações modernas da Pixar, inúmeros clássicos marcaram gerações e figuram no imaginário popular. Podemos perceber que o fator nostalgia tem grande influência quando tratamos de animação e teve influência decisiva em boa parte de nossos votantes, já que temos 2 gerações bem distintas na equipe de escritores. Membros de seus trinta e muitos anos e alguns ainda cheirando a talquinho com menos de 20 anos. Animação é uma forma de arte que consegue dialogar com sua criança interior, tendo você 15 ou 75 anos.

Outros fatores contribuem para a experiência com a mídia. Preconceito, por exemplo. Temos um colaborador que paga de maior conhecedor do cinema oriental, mas que não sabe quem é e nunca viu um filme de Hayao Miyazaki ou animes no geral. Outros não gostam de stopmotion e outros ainda não gostam de animações 2D ocidentais (meu caso).

Com base nisso tudo, tivemos a votação mais dispersa do site, com 46 filmes citados por 7 votantes. Nenhum filme foi citado por todos, sendo que o mais citado apareceu em 5 listas e mesmo assim não alcançou o pódio.

As regras para a votação eram muito simples: (i) o filme tinha que ser 100% animado (filmes como Space Jam: O Jogo do Século  e uma Uma Cilada Para Roger Rabbit estariam vetados); (ii) tinha de ser um longa-metragem e (iii) precisa ser um filme feitos para o cinema.

Então pegue a sua pipoquinha, desligue o celular e veja o vídeo (animado!) de instruções abaixo para você aproveitar a leitura/trailers.  E, claro, comente e use do seu hate por não termos contemplado os seus filmes favoritos, deixando claro o quanto somos idiotas, retardados e demais adjetivos lisonjeiros do tipo.

Sugestões para você: